MAZDA MX-5

4 de Agosto de 2016

Mazda MX-5 FamilyReviver a história de um ícone

O Best-Seller Entre os Roadsters

A Mazda aposta, há mais de 25 anos, na criação de um carro desportivo, leve. Tudo o que a inspiração Jinba Ittai produziu ao longo de três gerações está agora concentrado no Mazda MX-5.

 

A primeira geração do Mazda MX-5 foi lançada em 1989 e desde aí tem sido sucesso atrás de sucesso. Considerado por muitos como o roadster mais equilibrado do mercado, este modelo apresenta o espírito, o estilo e a diversão pela qual este icónico automóvel é famoso. Na sua génese está o conceito Jinba Ittai ou “cavalo e cavaleiro como um só”, que cria uma ligação entre o automóvel e o condutor. A emoção da tração traseira, a perfeita distribuição de peso e uma carroçaria cerca de 100 kg mais leve criam uma condução emocionante e ligam o condutor à estrada em cada curva e contracurva. A relação entre o automóvel e o condutor é ainda reforçada pela inclusão das novas tecnologias incorporadas da Mazda. A galardoada tecnologia SKYACTIV, o MZD Connect, entre outras apostas, conferem ao novo Mazda MX-5 uma combinação equilibrada de desempenho, economia e diversão na condução. Ao encarnar a linguagem de design KODO, este automóvel parece estar sempre em movimento. A postura musculada e as emblemáticas óticas dão-lhe o aspeto de uma criatura com vida. As proporções elegantes e formas suaves fluem do exterior para o interior do carro, dando-lhe uma sensação de continuidade e de unidade. Características de design de interiores de alta qualidade de construção, desde os bancos desportivos até aos comandos intuitivos do cockpit do condutor, comprovam essa mesma sensação. O MX-5 tem o perfil clássico de um carro desportivo descapotável e leve, com bancos recuados e um capot longo que se prolonga à frente dos condutores. A postura sólida, as linhas elegantes e as formas esguias expressam um movimento dinâmico e a promessa de puro prazer de condução. Na parte traseira, as cavas das rodas elevadas e bem definidas e os guarda-lamas salientes dão uma sensação de volume. Por seu lado, os cantos lisos e as superfícies laterais retraídas proporcionam um visual compacto e robusto. Recorrendo a um estilo simples e linear, o comprimento e a profundidade da bagageira foram aumentados para criar um espaço de armazenamento mais prático. Por tudo isto, o MX-5 foi concebido para garantir o puro prazer de condução e uma sensação dinâmica.

Inovações tecnológicasmx-5_2015_detail_01

O MX-5 é uma fonte de inspiração para a introdução de inovações da Mazda, como a tecnologia SKYACTIV, que foi depois implementada em toda a linha de modelos. Agora a tecnologia SKYACTIV regressa a casa no último MX-5 em dois motores SKYACTIV-G a gasolina, especialmente modificados e com maior compressão. Uma caixa de velocidades manual SKYACTIV-MT, que o torna um roadster suave mas mais ágil, a carroçaria SKYACTIV-Body, leve mas excecionalmente forte, e o SKYACTIV-Chassis adaptado conferem ao automóvel maior agilidade. O Mazda MX-5 é igualmente mais seguro, apresentando sistemas de segurança ativa e passiva i-ACTIVSENSE, ligados à carroçaria SKYACTIV-Body e ao SKYACTIV-Chassis. Em última análise, o mais popular roadster oferece um puro prazer de condução e a quarta geração do MX-5 é sem dúvida a mais memorável edição de sempre.

mx5_2015_sneak_peek_details_30Motorizações em destaque

A gama de propostas do Mazda MX-5 divide-se em três patamares de equipamento – Essence, Evolve e Excellence – todos associados à motorização SKYACTIV-G menos potente, de 131 cv. Já a variante de 160 cv está apenas disponível no nível Excellence. Em Portugal e para o nível Essence, o Mazda MX-5 integra direção assistida, imobilizador, travões de ABS com Distribuição Eletrónica da Força de Travagem (EBD), Assistência à Travagem de Emergência (EBA), Controlo Dinâmico de Estabilidade (DSC), Sistema de Monitorização da Pressão de Pneus (SMPP) e faróis de LED, para além de duplo airbag e airbag lateral, sistema de áudio com leitor de CD e Bluetooth, vidros elétricos, ar condicionado, computador de bordo e jantes de liga leve, entre outros elementos. No nível intermédio Evolve, ao equipamento acima acresce o sistema de luzes diurnas de LED, volante em pele, cruise control, Interface Homem-Máquina (HMI). Nos Evolve HS somam-se os conteúdos do Pack High Safety, nomeadamente o ar condicionado automático, o Lane Departure Warning, sensores de luminosidade/chuva, estofos em pele e bancos aquecidos; os MX-5 Evolve Navi e Evolve HS Navi incluem ainda o sistema de navegação. Associada aos dois motores SKYACTIV-G 1.5 e 2.0, a gama Excellence subdivide-se em duas propostas: a Excellence Navi – que integra tudo o atrás descrito e ainda os sensores traseiros de estacionamento, sistema de áudio premium BOSE®, High Beam Control (HBC), sistema de chave inteligente – e a Excellence Pack Sport Navi, propostas também equipadas com bancos Recaro, Blind Spot Monitoring System (BSMS), Adaptive Front Lighting System (AFLS) e diferencial autoblocante (LSD).

25.º aniversário do MX-5mx-5_2015_interior_15

Para celebrar o 25.º aniversário deste ícone, foi apresentada em 2014 a edição especial Zen Edition. Esta apresentou-se numa única cor – Titanium Flash – e, entre outros elementos, contou com jantes de liga leve de 17 polegadas com acabamento especial, faróis de nevoeiro e uma capota rígida retráctil na cor da carroçaria. No interior destacavam-se os acabamentos em pele bege e as inserções metalizadas, bancos desportivos, pedais de alumínio, ar condicionado automático e vidros elétricos de abertura a um toque, sistema áudio e de navegação Sanyo TomTom, bem como os sistemas de cruise control e Bluetooth. Por se tratar de uma edição limitada já não existe nenhum modelo para venda.

Um milhão de MX-5MX-5_all4gen_Side

A produção do Mazda MX-5 atingiu, recentemente, 1 milhão de unidades, 27 anos depois de ter começado a fabricar o icónico roadster na fábrica de Ujina N.º 1, em Hiroshima, em Abril de 1989. Para expressar esse agradecimento aos proprietários e fãs do MX-5, o exemplar n.º 1.000.000 será exibido em eventos dedicados a esses mesmos fãs em redor do mundo, o primeiro dos quais no Japão. O MX-5 é um símbolo da filosofia de produção automóvel da Mazda e da busca incansável pelo prazer de condução. Autêntica lenda viva, o MX-5 mantém, desde o ano 2000, o Recorde Mundial do Guinness para o carro desportivo de dois lugares mais vendido de sempre.



Categoria: Motores

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image