BMW

6 de Dezembro de 2017

PRESENÇA NOTADA

Portugal voltou a ser palco para mais uma apresentação internacional da BMW. As estrelas do evento foram os novos i3 e M5, que impressionaram todos os presentes. Pudemos testá-los, em pista, no Autódromo do Estoril, e em estrada.

O BMW i3, o único modelo 100% elétrico da sua gama, foi atualizado. Três anos após o seu lançamento, o BMW i3 foi submetido a uma ligeira renovação e ganhou uma versão mais potente, de carácter mais desportivo. Falamos do BMW i3s. O dinâmico BMW i3s representa um aumento em termos de cavalos e binário, comparativamente com a versão base i3, apresentando agora 184 cv e um binário de 270 Nm, enquanto a versão i3 debita 170 cv e permite um binário de 250 Nm. O BMW i3s é 20 kg mais pesado, o seu eixo traseiro é 40 mm mais largo, está equipado com pneus mistos, também mais largos (175/55 R20 à frente, 195/50 R20 atrás), e a distância ao solo foi reduzida em 10 mm devido à suspensão desportiva. Em termos de prestações, o BMW i3s consegue atingir uma velocidade máxima de 160 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,9 segundos. Apesar de melhores performances, a autonomia do BMW i3s é igual à do i3, o que, de acordo com a BMW, se resume a 200 km. Em suma, o BMW i3s apresenta um look mais desportivo, uma nova suspensão e potência aumentada. No que diz respeito ao design, o novo BMW ganhou novos faróis LED, com uma aparência mais high-tech. As luzes de nevoeiro também foram atualizadas. No habitáculo o destaque vai para o touchscreen central de 10,25 polegadas e para a adoção do mais recente sistema iDrive da BMW, uma atualização importante visto que o i3 supostamente representa a mais avançada tecnologia automóvel e o iDrive é considerado o melhor sistema de infoentretenimento no mercado.

 

M5: aparência em destaque

Criado para oferecer emoções e elegância, e mais potente do que nunca, o novo BMW M5 é a afirmação da suprema excelência da engenharia e da condução inovadora e inteligente, apresentando-se pleno de tecnologias de topo que tornam a rotina do dia a dia mais segura e mais confortável. O inovador sistema de tração integral M xDrive do novo BMW M5, com o seu motor de 600 cv (441 kW), transforma o condutor num piloto seguro de uma berlina desportiva de alto desempenho com uma incrível potência, precisão e agilidade – um novo nível do puro prazer da condução M. O novo BMW M5 oferece uma combinação de berlina elegante com um desempenho superior vocacionado para a potência: as amplas entradas de ar localizadas na dianteira desportiva alimentam o motor M V8 de alto desempenho com o ar necessário para o arrefecimento. O visual criado pelas linhas do distinto capot em alumínio, com dois vincos característicos M, repete-se nos contornos do tejadilho fabricado em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), um material muito leve e resistente. O discreto spoiler traseiro M reforça a imagem desportiva e poderosa, constituindo um importante elemento no conceito geral de aerodinâmica. A forma segue o desempenho, de modo consistente em cada pormenor. O sistema de escape desportivo M oferece um som dinâmico que pode ser modificado através de um mecanismo de válvula de escape integrado. Os modos SPORT e SPORT+, selecionáveis através dos comandos do modo de condução, são reforçados por um som do motor ainda mais intenso, enquanto o modo mais vocacionado para o conforto dá prioridade a um som mais discreto. O nível de ruído pode ser reduzido através do novo comando de controlo do som. A alteração principal a nível mecânico é a inclusão do sistema de tração M xDrive, que oferecerá diferentes modos de condução: tração a duas rodas – similar aos modelos clássicos de tração traseira, tração a quatro rodas e tração a quatro rodas em versão SPORT. O M5 contempla o Active M Differential, que permite a distribuição da potência entre as duas rodas do eixo traseiro.



Categoria: Motores

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image