BMW

10 de Março de 2015

RN4_3018ADRENALINA AO MAIS ALTO NÍVEL

CONDUÇÃO EM SEGURANÇA

 

Na Suíça, em condições de inverno extremas, a FRONTLINE foi testar os modelos xDrive da BMW. O resultado não poderia ser mais positivo, ao juntar diversão e segurança numa condução fora de série.

 

Rumar até Zurique, na Suíça, para testar um automóvel não é nada de novo para nós, porém, perceber como é que um BMW de tração integral se comporta em situações extremas de chuva, neve e gelo, já é algo mais ousado. De uns confortáveis 13º que se sentiam em Portugal, passámos para uns gélidos 13º negativos, o que, claro, só poderia significar neve, muita, muita neve, e frio, muito frio. Ao chegarmos ao nosso destino tínhamos a vasta frota da BMW à nossa disposição, e modelos como o Série 2 Active Tourer, o Série 4 Gran Coupé ou o feroz BMW i8 – que, não sendo um xDrive, tem uma caixa de duas velocidades a transmitir a potência e o binário do motor elétrico ao eixo dianteiro e uma caixa de seis velocidades para o motor de combustão e eixo traseiro, o que faz dele um tração integral se as condições assim o exigirem – pareciam sorrir para nós! Todos os BMW com tração integral denominam-se xDrive e o objetivo deste sistema é utilizar a força onde ela produz mais efeito. Esta é uma teoria aparentemente simples que o inteligente sistema de tração integral xDrive põe em prática da forma mais convincente, distribuindo a força motriz, em frações de segundo, pelos dois eixos, que dispõem assim da máxima tração. A potência é transmitida às rodas da forma mais eficiente, em qualquer situação: estradas cobertas de neve ou gelo, curvas apertadas, no arranque em encostas de montanha ou em pavimentos escorregadios. Com o sistema xDrive cada modelo BMW tira partido de todas as vantagens da tração traseira, com o benefício de proporcionar uma condução mais precisa, um comportamento neutro em curva e uma separação mais clara entre tração e direção. O controlo dinâmico de estabilidade (DSC) apenas entra em ação quando se torna necessária uma distribuição da força motriz, sobretudo nos pisos mais difíceis. O sistema deteta logo o início de situações de sub ou sobreviragem, distribuindo toda a força motriz, até 100%, em frações de segundo, entre o eixo dianteiro e traseiro, através da transmissão e da embraiagem multidiscos comandada eletronicamente. A seguir, volta ao seu normal funcionamento, distribuindo a potência entre os dois eixos. Com o sistema de tração integral xDrive da BMW, cada eixo utiliza a máxima potência de tração, oferecendo a máxima estabilidade em curva. A BMW decidiu demonstrar todas as capacidades do sistema xDrive numa visita às estradas montanhosas entre Zurique e Monthey. Ao todo, percorremos mais de 900 quilómetros em estradas sinuosas e muitas vezes “adornadas” por mais de dois metros de neve nas bermas. Uma verdadeira aventura sobre rodas!

Testar para conhecer_BLD0858_01

O programa teve início numa torre de controlo do aeroporto de Zurique, onde os responsáveis bávaros nos apresentaram o percurso e as regras para os dois dias de viagem. Com o frio a apertar, enfrentámos todo tipo de desafios, incluindo estradas cobertas de neve, gelo, chuva e, por vezes, tudo isto alternava em poucos minutos – foi necessário realmente muita concentração e confiança nos modelos que tínhamos entre mãos. Para além dos automóveis já mencionados, havia também outros modelos para teste, tais como um 120d xDrive, um 328i Touring xDrive, um X6 e um X4 xDrive. O objetivo da marca bávara era evidenciar que o sistema xDrive permite encarar uma estrada gelada com mais naturalidade, tirando-se muito mais partido do automóvel, que pode ser conduzido de forma mais fluida. Depois, quando as leis da física se sobrepõem à aderência dos pneus, os sistemas eletrónicos de ajuda à condução lá estão para “livrar” o condutor de situações mais complicadas. De notar também que, para além destas duas componentes tão importantes, outro elemento fundamental é a utilização de pneus de inverno.

_BLD2205_01Outros cenários

Mas nem só de neve se fizeram estes dois dias, e quando o sol deu um ar da sua graça, os BMW xDrive puderam, então, demonstrar a sua utilidade também nesta situação. A velocidade tornou-se mais elevada nas curvas, mas a nossa confiança manteve-se. Pudemos assim comprovar que quaisquer que sejam as condições meteorológicas a resposta dos BMW xDrive é sempre muito positiva. Para que os automóveis pudessem ser testados em todas as situações, até mesmo numa competição, toda a comitiva participou num foto papper. Resta-nos partilhar que alcançámos um honroso 3.º lugar numa prova onde foi possível ficar a conhecer um pouco melhor aquele país e, em particular, Zurique. Temos ainda de referir as magníficas unidades hoteleiras que tivemos oportunidade de descobrir, nomeadamente o elegante e glamoroso Hôtel Palafitte e o inovador Whitepod Eco-Luxury Hotel. Foram dois dias cheios de adrenalina, onde a confiança, que já tínhamos, na marca BMW foi, indiscutivelmente, um ponto a reter.



Categoria: Motores

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image

%d bloggers like this: