Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio Herança orgulhosa

8 de Fevereiro de 2019

Desde as entradas de ar no capot até aos exclusivos para-choques e guarda-lamas, passando pelas jantes em liga leve de 20” e pelos terminais de escape especificamente criados para um som potente e eletrizante, tudo no estilo do Stelvio Quadrifoglio é agressivo. Surpreendente e inconfundível ao primeiro olhar, a busca do equilíbrio está refletida nas suas linhas essenciais e musculadas, harmonizando perfeitamente estilo e dinamismo. 

Desde 1923 que o Quadrifoglio representa a insígnia dos mais excitantes modelos Alfa Romeo. Criado pelo vencedor do Targa Florio, o lendário piloto Ugo Sivocci, o trevo de quatro folhas ainda hoje simboliza excelência sem compromissos e paixão italiana pelas performances. Concebido para ser o melhor na sua classe, o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio distingue-se em termos de potência, prestações dinâmicas e comportamento em estrada, personificando realmente “La Meccanica delle Emozioni” em toda a sua pureza. Desde o icónico trilobo frontal até à musculada lateral, a versão de altas performances do primeiro SUV Alfa Romeo apresenta verdadeiramente a exclusiva abordagem italiana ao design do automóvel, perfeitamente proporcionado, desenhado para se distinguir e criado para oferecer incomparável prazer de condução. Quem se senta ao volante do Stelvio Quadrifoglio fica desde logo impressionado com o requinte do interior, com a soberba atenção prestada aos pormenores e com a utilização de materiais exclusivos, como a luxuosa pele que emoldura o ecrã TFT de 7″ e o monitor de 8,8″ AlfaäConnect Nav 3D. Revestidos de pele e Alcantara®, os bancos potenciam o temperamento desportivo e a elegância do modelo, enquanto os bancos Sparco, com estrutura em carbono, asseguram uma excelente sustentação mesmo na condução mais desportiva.  

Características únicas     

O Stelvio Quadrifoglio oferece uma posição de condução única – alta, mas desportiva. Com o condutor sempre no centro da experiência de condução, a excelência das performances alia-se ao máximo conforto e as mais excitantes emoções de condução encontram total liberdade de movimentos. Pormenores como o botão de ignição vermelho e as patilhas das mudanças em alumínio maciço, montadas no volante, são uma promessa inconfundível de performances eletrizantes. O Alfa™ Chassis Domain Control (CDC) é o “cérebro” do Stelvio Quadrifoglio, coordenando todos os seus sistemas ativos, como o Alfa™ DNA Pro, a Suspensão Ativa Alfa™, o Alfa™ Active Torque Vectoring (Vetorização Ativa de Binário) e o Alfa™ Integrated Brake System (IBS – Sistema de Travagem Integrado). O sistema de tração integral Q4, combinado, pela primeira vez, com o motor de 2,9 litros, 510 cv, seis cilindros, Biturbo, foi concebido para realçar as mais desportivas emoções. Por sua vez, a Vetorização Ativa de Binário Alfa™ melhora a tração na fase de aceleração, reduzindo assim a subviragem ou a sobreviragem. O sistema de suspensões Alfa™ Link, a plataforma leve e a perfeita distribuição do peso 50/50 entre os dois eixos proporcionam um extraordinário dinamismo. 

Máxima segurança 

No Stelvio Quadrifoglio, os sistemas de Prevenção de Colisão Frontal (Forward Collision Warning – FCW) com Travagem Autónoma de Emergência (Autonomous Emergency Braking – AEB), incluindo função de reconhecimento de peões, Aviso de Transposição de Faixa (Lane Departure Warning – LDW), Cruise Control Adaptativo (ACC) com função Stop&Go e Monitorização dos Ângulos Mortos (Blind Spot Monitoring – BSM), que supervisiona continuamente a presença de obstáculos ao lado do veículo, garantem um elevado nível de segurança em todas as condições de condução. O Sistema de Travagem Integrado combina as funções do sistema de controlo de estabilidade e do sistema de travagem. Para além de assegurar uma importante otimização do peso, o IBS oferece elevada precisão dos comandos de travagem provenientes do pedal, fornecendo, assim, um feedback imediato. Por outro lado, quando o ABS entra em função, reduz-se a vibração no pedal do travão ao trabalhar em tandem com o controlo de estabilidade. 

Verdadeiro portento 

Com o motor totalmente em alumínio, capaz de oferecer um comportamento mais excitante e desportivo, as performances do Stelvio Quadrifoglio vão muito além da pura potência. O que torna a experiência de condução do Stelvio Quadrifoglio realmente tão extraordinária é também o perfeito equilíbrio da relação potência-peso: a melhor na sua classe. Em apenas alguns segundos, o motor de 2,9 litros, 510 cv, seis cilindros, biturbo, é capaz de desencadear sensações feitas de potência, energia e precisão, mas mantendo ao mesmo tempo um nível de agilidade e comportamento dinâmico inimaginável para qualquer outro SUV. A potência específica de 176 cv/l assegura a extraordinária aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Para além disso, graças ao exclusivo sistema de desativação dos cilindros (CEM) e às soluções de redução do peso, como o veio de transmissão em fibra de carbono, oferece níveis de eficiência verdadeiramente impressionantes. O temperamento desportivo do Stelvio Quadrifoglio encontra a sua melhor expressão na transmissão automática de oito velocidades que, em modalidade Race, permite mudanças em apenas 150 milésimos de segundo. A transmissão pode ser engrenada com a alavanca de velocidades colocada no túnel central ou com as patilhas em alumínio montadas lateralmente no volante. A rapidez das mudanças varia consoante a modalidade de condução selecionada: meteórica na modalidade Race e com mais conforto e eficiência na modalidade Advanced Efficiency. 



Categoria: Motores

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image