MERCEDES-BENZ GLC

9 de Outubro de 2015

15C771_005AUTOMÓVEL INTEMPORAL

Imbuído de uma pureza sensual sem igual, o novo GLC é um SUV de carácter forte, com uma aparência sólida e atlética. É um companheiro para todas as situações da vida: intemporal, evoluído e progressivo. E sempre pronto para partir.

A Mercedes-Benz apresentou, em Estugarda, na Alemanha, a segunda geração do seu SUV compacto, que desta feita adota a designação GLC em vez de GLK. O novo modelo é, segundo a marca alemã, até 19% mais eficiente nos consumos, comparativamente com o antecessor. O GLC estará disponível com as motorizações diesel 220d 4Matic com 170 cv e 400 Nm de binário, 250d 4Matic com 204 cv e 500 Nm; a gasolina 250 4Matic com 211 cv e 350 Nm e, em estreia, numa versão híbrida plug-in GLC 350 e 4Matic. Esta última, que conjuga os préstimos de um motor a gasolina com 211 cv e um bloco elétrico com 116 cv, para um total de 560 Nm de binário máximo, anuncia consumos de 2,6 l/100 km e emissões de CO2 de 60 g/km. Acoplado a uma caixa automática 7G-Tronic Plus, o híbrido plug-in tem a capacidade de circular até 34 km em modo elétrico, acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 235 km/h. Carrega na totalidade em quatro horas e tem quatro modos de condução (Hybrid, E-mode, E-save e Charge). Nesta primeira fase de comercialização do GLC, apenas a motorização 250 d vai estar disponível em Portugal.

Alterações notadas15C771_028

O GLC tem 4656 mm de comprimento, 1890 mm de largura e 1639 mm de altura. Este aumento de dimensões beneficia o espaço interior dos ocupantes, especialmente nos lugares traseiros. A bagageira conta com um acesso mãos-livres, bastando movimentar o pé debaixo do para-choques para a abrir ou fechar. Graças ao recurso a materiais leves como alumínio e aço de alta resistência, o novo modelo é até 80 kg mais leve. A suspensão Air Body Control (anteriormente conhecida como Air Matic) também recorre a molas em plástico reforçado a fibra de carbono. A caixa de nove velocidades 9G-Tronic (de série em todas as versões excetuando na híbrida), com componentes em magnésio, permite um decréscimo de 12 kg face à versão anterior. De referir que outras das características do novo modelo são, também, os novos modos de condução do Dynamic Select (Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual). Há ainda que referenciar o pack Off-Road Engineering, que permite, entre outras coisas, elevar a suspensão até mais 50 mm e optar pelos modos Slippery, Off-road, Rocking Assist e Trailer.

15C771_030Presença notada

Com uma presença poderosa e expressiva, o novo GLC impressiona, logo a começar pela frente. As proporções coerentes e os fantásticos efeitos de luz e sombra dão-lhe uma sensação de poder. Atrás, o GLC tem uma aparência larga e desportiva. A grelha do radiador, em posição vertical, com as duas lamelas e a estrela da Mercedes em posição central completam todo o visual. Os faróis, as luzes diurnas e a proteção inferior do motor são também muito atraentes. De lado, os frisos das cavas das rodas reforçam o aspeto de SUV do novo GLC, que pode ser ainda mais fortalecido com os estribos de acabamento em alumínio correndo ao longo das embaladeiras. As cavas das rodas são pronunciadas e são elas as principais responsáveis pela aparência larga e desportiva da traseira. O spoiler do tejadilho destaca também o aspeto desportivo do novo GLC. No interior do GLC, o design de elevada qualidade define uma classe própria. Os materiais autênticos, combinados com acabamentos de superfícies suaves, transpiram uma sensação luxuosa de leveza, tornando o novo GLC extremamente atraente. A sensação de leveza do modelo tem origem, em parte, nos comandos em cor prata, com tato metalizado. Já as capas dos bancos em lã e linho e as madeiras de poro aberto do friso conferem uma sensação natural. Esta harmonia alarga-se a áreas não imediatamente aparentes ou visíveis: o enorme espaço para os joelhos e pernas também contribui para tornar mais agradável as viagens, independentemente do local em que viajar. A grande capacidade de carga, até 1600 litros, oferece diversas opções, também para as jornadas mais longas.

 Segurança sempre presente15C771_039

Entre os sistemas de segurança presentes no novo GLC, constam de série o Collision Prevention Assist Plus, Crosswind Assist, Headlamp Assist e o Attention Assist. Entre as novidades, destaque para o pacote Driving Assistance Plus, head-up display, Active Parking Assist, Adaptive Highbeam Assist Plus e Traffic Sign Assist. O novo modelo possui, ainda, uma câmara que permite uma visão de 360º, que permite analisar toda a zona circundante do carro (3 metros à frente e atrás e 2,5 m para os lados). Para já, a única motorização disponível é o GLC 250d 4Matic, que debita 204 cv e 500 Nm de binário máximo. Alcança os 222 km/h de velocidade máxima e acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos. O consumo médio é de 5 litros aos 100. Posteriormente, a gama GLC será reforçada com a versão 220d 4Matic com 170 cv e 400 Nm.



Categoria: Motores

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image