UOU

11 de Maio de 2015

UOU.4AUTOMÓVEL FUTURISTA

Isa Silva e Hugo Teixeira desenvolveram um veículo elétrico, capaz de gerar energia própria e de proporcionar uma visão a 360º. Falamos do UOU, um veículo com três rodas e capacidade para duas pessoas, cujo preço começa nos 3500 euros. O UOU é um veículo elétrico made in Portugal, que procura dar resposta aos problemas de mobilidade do futuro.

É português, é económico e é “100% elétrico”. O UOU é um triciclo com uma capota transparente, pensado para cidades e para percursos turísticos. Gozando de um aspeto futurista, este veículo pode ser carregado numa tomada doméstica convencional e uma série de bateria confere-lhe uma autonomia de 40 km, dependendo do tipo de percurso e “da produção de energia do próprio utilizador”. O UOU possui um sistema de microgeração de energia, inspirado num processo semelhante utilizado no campismo, mas adaptado à mobilidade. Neste momento, apenas existe um destes carros construído e disponível para um test drive – que pode ser pedido on-line e realizado no Europarque, em Santa Maria da Feira. Contudo, há mais 10 veículos a serem produzidos, em Ovar, com componentes importados e nacionais, destinados a empresas. A partir do fim de maio, vão poder ser vendidos ao público em geral.

Circular em cicloviasUOU.10

Com capacidade para duas pessoas e uma pequena área para bagagens, o preço do UOU oscila entre os 3500 e os 4000 euros. Uma vez que é considerado um velocípede, os seus criadores, Isa e Hugo, viram-se obrigados a limitar a velocidade, que não ultrapassa os 25 km/h. “Como é mais vocacionado para percursos citadinos, não necessita de tanta velocidade, [esta] chega perfeitamente”, assegura Isa. Este veículo não tem mudanças, conta apenas com um acelerador e um travão, e um guiador semelhante ao das bicicletas. Apesar do motor ter apenas 250 watts – o valor por lei para um velocípede –, os criadores garantem que se comporta bem em subidas, uma vez que a força do binário é elevada. A capota de poliuretano abre automaticamente e o UOU pode ser utilizado com a capota toda fechada, semiaberta e completamente aberta. Considerado pelos seus criadores como um meio de transporte económico, prático e versátil, o UOU procura dar resposta aos vários desafios de mobilidade do futuro.



Categoria: Magazine

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image

%d bloggers like this: