POUSADA DE CASCAIS

12 de Março de 2013

 

Luxo histórico

 

Ocupando a antiga Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, hoje património nacional, a Pousada de Cascais – Cidadela Historic Hotel revela memórias e surpreende pelo novo aproveitamento de luxo, requinte e design.

 

Em 1488, D. João II mandou construir a torre fortificada na ponta do Salmondo, devido aos frequentes desmandos da pirataria inglesa, francesa e moura e à necessidade de tornar eficaz a defesa de Lisboa. O Forte de Nossa Senhora da Luz, com a sua planta triangular, revela as ideias inovadoras dos arquitetos militares italianos, sem precedentes em Portugal. Sob a praça da Cidadela existe a Cisterna, com um teto abobadado e aspeto majestoso. É aqui se situa uma das mais recentes unidades hoteleiras do grupo Pestana, a Pousada de Cascais – Cidadela Historic Hotel. Ponto de encontro entre o antigo e o moderno, este é um hotel de luxo que se encontra integrado num complexo com uma oferta diversificada de restaurantes, bares, lojas, piscina coberta, entre muitas outras possibilidades. Resultado de um investimento de 20 milhões de euros, o projeto, da autoria conjunta dos arquitetos Gonçalo Byrne e David Sinclair, obedece a critérios rigorosos de respeito pela sustentabilidade ambiental e de valorização do património natural envolvente. Com 108 quartos e 18 suítes, esta unidade é membro dos “The Leading Hotels of the World”, insígnia que a coloca entre os hotéis mais luxuosos do mundo. A decoração da Pousada de Cascais é da responsabilidade do arquiteto Jaime Morais. Gerald Luckhurst foi o arquiteto paisagista. A decoração, muito contemporânea e polvilhada por diversos apontamentos de design, convive na perfeição com as paredes seculares, com os corredores estreitos que ligam os vários edifícios, bem como com todas as comodidades modernas da indústria hoteleira (LCD, internet wi-fi, roupões de banho, etc.). Para aceder aos quartos e suítes, que podem ter ou não vista de mar, é necessário percorrer quase um labirinto que acaba por nos conduzir às duas praças da Pousada de Cascais. Apenas uma curiosidade, algumas das acomodações têm acesso a partir do exterior e não pelo corredor interior. Outras, situadas nas antigas casernas viradas para a marina, contam com disposição decorativa e elevação “natural” que lhes confere uma apresentação única. O projeto envolvente conta também com estruturas de lazer públicas, nomeadamente o restaurante A Taberna da Praça, que vai fazer as delícias de quem aprecia comida portuguesa, o CC Club, um moderno espaço de animação e música, lojas e espaços para eventos, entre outros. Estes espaços serão igualmente preenchidos com um calendário de eventos pensado para diferentes públicos, sejam eles turistas ou locais.

 

Brilho cultural

Com este projeto, o objetivo foi o de devolver à Cidadela e à vila de Cascais o brilho cultural de um local que já foi residência de férias da família real portuguesa e ponto estratégico da defesa nacional. Os edifícios foram restaurados de forma a preservar a herança histórica e resultaram num projeto de arquitetura moderna e cheio de luz. Os espaços são amplos e arejados e a decoração foi pensada ao pormenor, de modo a que os visitantes se sintam bem. (…)



Categoria: Hotéis - Check-in

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image