POUSADA DA SERRA DA ESTRELA

Imagem1EXPERIÊNCIA ÚNICA

Numa experiência única de contacto pleno com a natureza, a Pousada da Serra da Estrela é o local ideal para alguns dias de descanso na companhia da família. Deixe-se contagiar pelos ares da serra e desfrute.

Erguendo-se imponente, no alto da montanha, a 1200 metros de altitude, a Pousada da Serra da Estrela resulta de uma recuperação ímpar do edifício onde antigamente se localizava o sanatório dos ferroviários. Assim, pela mão do arquiteto Souto Moura, renasce, neste local, uma maravilhosa Pousada de Portugal. O icónico edifício das Penhas da Saúde, idealizado pelo famoso e versátil arquiteto Cottinelli Telmo nos anos 1920, surge renovado mas com a sofisticação e esplendor de outros tempos. O projeto de Cottinelli Telmo ficou concluído em 1927 e foi imediatamente aprovado. Em 1936 terminava a construção do hospital, inteiramente custeada pela CP. Todos os doentes que a CP entendesse mandar internar e que precisassem de tratamento de altitude seriam enviados para ali. O edifício tinha duas alas distintas, para classes de trabalhadores diferentes, sendo que algumas divisões eram destinadas apenas às classes altas. Oito anos depois, em 1952, e devido às condições económicas da CP, o edifício passou para o Estado. O Sanatório da Covilhã passou a ser gerido pelo Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos (IANT), que a partir de 1953 para ali enviava doentes de classes baixas. Graças à quimioterapia antituberculosa, começou a prevalecer o tratamento ambulatório, e os sanatórios, geralmente afastados dos grandes centros, dispendiosos e pouco rentáveis, iam perdendo a razão de existir. Muitos foram adaptados ao tratamento de outras doenças ou simplesmente encerrados, como foi o caso do das Penhas da Saúde, em 1970, por ordem do ministro da Saúde e Assistência.

De sanatório a pousadasuit

Com uma situação privilegiada sobre o vale e com bons acessos, a Pousada da Serra da Estrela é perfeita para umas férias a dois ou em família. Sem nenhum pudor de assumir o passado, o arquiteto Souto Moura manteve todos os traços do projeto do início do século passado: a fachada manteve-se, recuperaram-se as cores originais do edifício (o ocre e o azul) e até a estrutura funcional do hotel é semelhante à do sanatório. Os dois grandes salões principais do piso nobre foram transformados em bar e restaurante – com mobiliário e decoração de época. Nas paredes existem quadros com imagens das décadas de 1950 e 1960, e nos quartos a decoração é sóbria, clássica e convidativa a uma viagem ao passado. Ideal para desfrutar da neve durante o inverno e fantástica para gozar do ar puro da serra durante o verão, a pousada integra já o novo conceito de unidades de maior dimensão, uma vez que conta com 92 quartos. Repleta de experiências únicas pensadas para os mais pequenos mas não só, aqui, o frio torna-se num elemento de beleza paisagística das terras altas, fazendo deste hotel na serra da Estrela um lugar singular para apreciar as vistas e as atividades da época glaciar, desfrutar do spa, das piscinas interior e exterior, ou ainda de uma oferta gastronómica regional de excelência. Paulo Jorge Silva é o diretor desta pousada e é ele que comanda todas as operações. Este é também o ponto de partida ideal para descobrir e conhecer algumas das aldeias mais históricas de Portugal, os monumentos, castelos e museus presentes nas proximidades da pousada e, pelo meio, deslumbrar-se com as panorâmicas de outro mundo sem sair do seu país. Fora da época fria, o interesse por esta zona não desaparece. As encostas brancas cobertas de neve dão lugar às paisagens claras e verdejantes de verão, criando todo um novo lugar para redescobrir.

Espaços distintos

Os 92 quartos que compõem a pousada são muito confortáveis e extremamente acolhedores. No caso das suítes, todas oferecem uma majestosa vista sobre a paisagem e a serra. Em termos de comodidades, os alojamentos dispõem de aquecimento, cofre, Internet wireless gratuita e TV LCD. De referir, ainda, que existem dois quartos com “conceito spa” e outros dois preparados para pessoas com mobilidade reduzida.

DSC_0079Lugares reinventados

Integrada na categoria “Histórica”, a pousada conta, no piso térreo – onde anteriormente funcionavam as zonas de apoio, a morgue e os laboratórios de análises –, com um centro de bem-estar que agrega piscina, sauna, banho turco, espaços de massagem e quartos spa. No local onde antigamente se fazia a cura do corpo, faz-se agora a cura do espírito. Não desfazendo de todas as infraestruturas existentes no interior, a vista, a 1300 metros de altitude é, sem dúvida, o ex-líbris de todo o espaço. O edifício de Souto Moura é uma varanda gigante com uma localização privilegiada. Poucos hotéis em Portugal se podem gabar de oferecer um espetáculo assim: das janelas dos quartos avistam-se as serranias espanholas até à linha do horizonte e a Cova da Beira, de Belmonte à serra da Gardunha. À noite, a vista ganha outra beleza com milhares de pontos luminosos a darem um outro colorido à magnífica paisagem.

Gastronomia sem igual

A região Centro é um verdadeiro santuário para quem não dispensa a boa gastronomia portuguesa. Neste ponto, a nova pousada é uma espécie de oásis na serra da Estrela. O seu restaurante posiciona-se como um sério candidato a um dos melhores da região. E se tem intenção de fazer uma visita a este espaço maravilhoso, não se esqueça de provar o cabrito assado no forno e o pudim de requeijão e sésamo sob cascata de doce de abóbora e amêndoa. Certamente que não se irá arrepender.