CASA MELO ALVIM

4 de Agosto de 2016

_CVM5354SOLAR URBANO

A Casa Melo Alvim é o solar urbano mais antigo de Viana do Castelo. Restaurada com fidelidade, esta casa senhorial transformou-se num confortável e acolhedor hotel. Com respeito pelo passado, os espaços públicos e privados oferecem aos clientes todo o conforto dos tempos de hoje. Respeitando as tradições nacionais, a unidade é uma montra viva da arte das filigranas, dando a conhecer uma das maiores exposições do país.

Viana do Castelo é a cidade atlântica mais ao norte de Portugal, situando-se a cerca de 25 minutos do aeroporto internacional do Porto. Servida por funcionais autoestradas e por um porto de mar, é fácil e cómodo chegar a esta localidade onde os visitantes podem fruir de uma notável qualidade de vida, quer pela tranquilidade e segurança do seu viver urbano, quer pela riqueza do seu património natural, monumental e histórico, quer ainda pela existência de excelentes equipamentos culturais, desportivos e sociais.  A presença do monte, do rio e do mar confere à cidade dotes paisagísticos de excelência que deleitam os sentidos, proporcionam um clima psicológico de descompressão e são propícios à ocupação sadia e aprazível dos tempos livres. O centro histórico, especialmente o núcleo medieval, conta com numerosos e valiosos monumentos que testemunham muitos séculos dos mais diversos estilos arquitetónicos. Além disso, está valorizado por recentes intervenções que conferiram comodidade às ruas e praças, criaram mais de 4 km de vias pedonais e uma ciclovia urbana, além de alargarem a rede de espaços verdes e oferecerem cómodas acessibilidades às pessoas com mobilidade reduzida. A riqueza inigualável da etnografia vianesa, que faz da cidade a capital do folclore português, a originalidade e funcionalidade do seu artesanato, com especial relevo para a louça e os bordados, a assídua e qualificada animação cultural, são outros atributos que fazem de Viana do Castelo uma cidade extremamente atrativa para todas as vertentes de turismo. É neste local de extrema beleza e de tradições enraizadas que se ergue a Casa Melo Alvim, o solar urbano mais antigo de Viana do Castelo.

Respeito pelo passado_CVM4315

Restaurada com fidelidade, esta casa senhorial transformou-se num hotel confortável e acolhedor que respeita todas as tradições que herdou do passado. Localizada em pleno centro histórico, a Casa Melo Alvim proporciona condições de tranquilidade em harmonia com o meio envolvente. A recuperação não impediu soluções voltadas para um serviço cuidado, respeitando a casa e o passado. O acolhimento dos clientes no átrio Francisco Melo Alvim sugere um início de estada em ambiente reconfortante e o acesso aos andares faz-se através de uma escada barroca, abalaustrada, que conduz também à biblioteca. O hotel dispõe de um total de 20 quartos e suítes, onde a riqueza arquitetónica, histórica e cultural originária foi criteriosamente preservada na campanha de restauro e adaptação da casa. Por outro lado, também se realçaram pormenores e criaram ambientes com o objetivo de levar o hóspede a percorrer distintos períodos da história da arquitetura portuguesa: o Manuelino, o estilo Chão, o Barroco e o Romântico.

_CVM4383Acomodações de topo

Com a particularidade de não haver dois quartos exatamente iguais, cada uma das acomodações foi decorada individualmente, em estilos tradicionais portugueses dos séculos XVII e XVIII, do Neoclássico ao Rústico Português, passando pelo Barroco. Aqui descobre-se mobiliário de cada época, elaborado em madeiras e materiais nobres e exóticos, o que proporciona um ambiente confortável, cómodo e requintado. A Casa Melo Alvim alargou o seu âmbito de serviços, disponibilizando ainda apartamentos tipo “CityLoft”, que permitem uma vivência com tradição e modernidade. Todos os apartamentos, desenvolvidos em dois pisos, apresentam acabamentos de qualidade elevada, resultando numa solução especial pela combinação perfeita da traça original de uma casa do século XVI com um ambiente contemporâneo e de total comodidade.

Gastronomia portuguesa_CVM4117

Todos os dias, entre as 7h30 e as 11h00, é servido o pequeno-almoço buffet que inclui pratos quentes, produtos dietéticos e iguarias dedicadas às crianças.  A Casa Melo Alvim tem ainda à disposição um bar com serviço de cafetaria entre as 10h00 e as 00h00. O bar inclui a esplanada no jardim relvado. Dada a localização central, em Viana do Castelo, os hóspedes têm à sua disposição, a uma curta distância a pé, várias opções de restaurantes.

image003As Filigranas

Em homenagem a uma das mais antigas tradições da cidade, a Casa Melo Alvim propõe-se ser um dos maiores embaixadores da arte das Filigranas em Portugal. Para isso mesmo, conta, nos seus espaços públicos, com uma das maiores montras de Filigranas existentes em Portugal. Independentemente de ser hóspede ou de apenas ter interesse nesta arte milenar, saiba que pode, a qualquer hora, apreciar as peças em exposição.



Categoria: Hotéis - Check-in

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image