CAPAS FRONTLINE

11 de Dezembro de 2015

HISTÓRIAS COM ROSTO

Foram já várias as personalidades que, durante oito anos, passaram pela capa da revista FRONTLINE e que nos permitiram realizar entrevistas sérias, com conteúdo e de que muito nos orgulhamos. Apresentamos aos nossos leitores quatro entrevistas que, por terem sido realizadas em momentos cruciais, são para nós de extrema importância. Partilhamos ainda quatro entrevistas que escondem uma história e que, por isso mesmo, jamais esqueceremos. Finalmente, selecionámos quatro entrevistas que dão a conhecer diferentes personalidades da nossa sociedade.

 JCF_2392ADRIANO MOREIRA

Figura emblemática do Estado Novo, após a revolução de 1974, Adriano Moreira tornou-se uma das personalidades do Centro Democrático Social (CDS) e um parlamentar dos mais respeitados. Jurista, político e professor universitário, Adriano Moreira é ainda hoje um dos pensadores de referência do nosso país. Retirou-se da vida política em 1995, recebendo homenagens de várias formações. Desde essa altura, Adriano Moreira continua a dedicar-se ao ensino, à investigação e à escrita. Foi esta personalidade marcante que tivemos oportunidade de entrevistar e de ficar a conhecer um pouco melhor. A verdade é só uma, ficámos rendidos a Adriano Moreira.

JORGE SAMPAIOSAMPAIO

Em 2009, Jorge Sampaio foi distinguido com o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, um galardão que todos os anos distingue duas personalidades, uma do Norte e outra do Sul do mundo, que se tenham destacado pelo seu trabalho na proteção dos Direitos Humanos e no fortalecimento das relações Norte-Sul. Jorge Sampaio foi Presidente da República Portuguesa entre 1996 e 2006, tendo os seus mandatos sido marcados pela valorização de temas essenciais para o desenvolvimento da sociedade portuguesa: educação, ensino superior e ciência, formação profissional, inovação empresarial, sociedade da informação, saúde e toxicodependência, desenvolvimento local, pobreza, exclusão social e cidadania, entre outros. No mesmo ano foi distinguida, ainda, a rainha Rânia da Jordânia. Por tudo isto, a entrevista que Jorge Sampaio deu à revista FRONTLINE, no âmbito dos Prémios Norte-Sul, muito nos honrou.

JCF_2915_Pagina 19AMÉRICO AMORIM

Américo Amorim é, hoje, uma das personalidades mais respeitadas do nosso país e um dos empresários mais bem sucedidos, mas continua a ser um homem simples. A aposta da sua família num dos mais tradicionais produtos portugueses, a cortiça, teve início há algumas décadas, porém, o que inicialmente começou por ser uma pequena empresa tornou-se numa das maiores, mais empreendedoras e mais dinâmicas multinacionais de origem portuguesa. Fomos muito bem recebidos pelo homem mais rico de Portugal, na sua quinta de Grijó, para uma entrevista informal. A entrevista a esta personalidade foi uma das mais prolongadas que alguma vez realizámos e as histórias de vida e de sucesso foram mais que muitas.

BELMIRO DE AZEVEDOJCF_2534_capa

Mais do que um nome, Belmiro de Azevedo é uma afirmação de sucesso, visão, empreendedorismo, futuro e de toda uma multiplicidade de atributos que nos habituámos a ouvir para qualificar o rosto visível de um dos mais emblemáticos impérios económicos portugueses. Com a determinação que sempre o caracterizou, conduziu os destinos da Sonae Capital, o poderoso grupo económico português, e tornou-se num dos homens mais ricos de Portugal. Esta foi uma entrevista reveladora, em que esta personalidade se deu a conhecer, bem como a todo o seu império.

_EDG5063LUÍS MIRA AMARAL

Após o lançamento do Banco BIC Português, Luís Mira Amaral, CEO da instituição, falou em entrevista à FRONTLINE, naquele momento crucial, sobre a estratégia de crescimento para o banco que se tornou uma referência nas relações empresariais e de negócios entre Portugal e Angola, bem como sobre os, então, problemas políticos, económicos e sociais que se enfrentavam em Portugal e no mundo. No setor bancário, Luís Mira Amaral desempenhou também os cargos de administrador do Banco Português de Investimento, bem como de presidente executivo do Banco de Fomento de Angola e do Banco de Fomento de Moçambique e ainda de vice-presidente e presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos.

EDUARDO CATROGA_EDG9076

Eduardo Catroga foi o rosto da rutura com a governação de José Sócrates, o que levou Portugal a novas eleições legislativas que culminaram com a ascensão de Pedro Passos Coelho ao poder e forçaram o pedido de ajuda externa sobre o qual o então primeiro-ministro José Sócrates sempre se mostrou relutante. Eduardo Catroga foi também o homem de confiança de Pedro Passos Coelho quando o PSD foi chamado a apresentar o Orçamento do Estado para 2011. A entrevista que Eduardo Catroga concedeu à FRONTLINE teve lugar no exato momento em que tudo estava a acontecer, o que foi para nós bastante prestigiante.

DSC_1054_PAG 18MANUEL ALEGRE

Manuel Alegre assusta à esquerda e à direita, não por qualquer radicalismo ideológico, mas porque, melhor do que ninguém, é capaz de fazer aquilo que escapa à generalidade da classe política em Portugal: viver ao lado do cidadão comum e tentar responder aos seus problemas. A sua poesia é um hino à Liberdade e talvez seja por isso que é lembrada por todos os que lutaram contra a ditadura. Tivemos a honra de o entrevistar, num momento crucial, em 2011, quando o poeta enfrentava mais um desafio: uma nova candidatura à Presidência da República.

JOÃO LOBO ANTUNESJCF_9936.JPG_pag15

A escrita e a cirurgia sempre andaram de mãos dadas na vida de João Lobo Antunes. Agraciado com o Prémio Pessoa em 1996 e com a Medalha de Ouro de Mérito do Ministério da Saúde em 2003, Lobo Antunes recebeu ainda a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2004) e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago de Espada (2014). O rigor e o método que sempre o caracterizaram terão sido herança do pai, a quem sucedeu na Faculdade de Medicina de Lisboa e no Hospital de Santa Maria ao dirigir o serviço de Neurocirurgia. Numa entrevista intimista, em que foram abordados vários temas que nesse momento marcavam a atualidade política, económica e social, pudemos ficar a conhecer um pouco melhor uma das grandes personalidades da medicina portuguesa.

31frontentrevista2TEIXEIRA DOS SANTOS

Foi o mais mediático ministro de José Sócrates quando assumiu a pasta das Finanças, mas Teixeira dos Santos revelou uma resiliência inabalável e, na altura em que tivemos a honra de o entrevistar, garantiu que saía de consciência tranquila, continuando a acreditar que era o Partido Socialista que melhores condições reunia para governar o país, mas já sem dúvidas de que era inevitável o recurso à ajuda externa da troika, como consequência da crise política instalada. A entrevista que deu à FRONTLINE foi uma das últimas enquanto ministro das Finanças, sendo por isso, para nós, uma entrevista com história.

CARLOS MOEDASJCF_9560

Tendo surgido na vida política como o braço direito de Passos Coelho, Carlos Moedas desempenhou, com distinção, o cargo de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro. Porém, quando em 2011 lhe lançámos o convite para ser nossa capa, tivemos de aguardar antes de realizar a entrevista, para perceber que cargo ocuparia. Não se poderia esperar menos de uma publicação que se orgulha de estar sempre na linha da frente. Esta é, para nós, uma história que nunca esqueceremos pois a palavra foi ponto de honra para Carlos Moedas.

abertura_JCF_1917PAULO MACEDO

Reconhecido como um dos maiores responsáveis pela modernização e informatização da máquina fiscal, Paulo Macedo, mais tarde ministro da Saúde, foi considerado o governante mais popular e com mais credibilidade do Executivo de Pedro Passos Coelho. No ano em que celebrava 50 anos de vida escolheu a nossa revista para deixar registada uma data tão importante para si, o que foi para nós uma honra, que ficará para sempre gravada na nossa memória.

MARIA DE BELÉMJCF_2960

Uma vez mais quisemos ser ousados e entrevistámos Maria de Belém mesmo antes de esta lançar a sua candidatura a Belém. Foi uma entrevista esclarecedora, marcada pelo seu pensamento e pela sua vincada personalidade, onde nada ficou por dizer sobre as suas ideias para Belém e onde ficámos a conhecer mais um pouco sobre a mulher que se arrisca a fazer história, ao ser a primeira Presidente da República Portuguesa.



Categoria: Grande Entrevista

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image