PORTUGUESES LÁ FORA

12 de Junho de 2012

UM PORTUGAL DE SUCESSO

 

O Presidente da República exortou o povo a valorizar o que Portugal tem de bom. E os exemplos são muitos, desde Mourinho a Ronaldo, passando por Mariza, João Salaviza ou José Saramago. Uma língua que é a terceira em termos de falantes e uma música que é Património da Humanidade.

 

“Explicar Portugal ao mundo e valorizar o que temos de bom nos mais variados domínios.” A exortação foi do Presidente da República no discurso do 25 de Abril, lembrando que os portugueses são um caso de sucesso internacional em muitas áreas e que é preciso que os cidadãos valorizem e promovam isso lá fora. E de facto, basta olhar para as áreas criativas ou do desporto para percebermos que o nosso capital humano lá fora é muito grande e tem figuras de destaque que levam o nome de Portugal bem alto. Desde logo, no desporto-rei. Portugal tem o melhor treinador do mundo e um dos melhores jogadores do mundo. José Mourinho e Cristiano Ronaldo são, só por si, uma mais-valia importante no que toca à imagem dos portugueses a nível internacional. Quem é que já não esteve perdido num local recondite do planeta e quando disse a um cidadão local que era de Portugal ele lhe respondeu imediatamente: Cristiano Ronaldo! Ou Figo! Ou até Eusébio! Essa é a maior prova de que estas vitórias individuais de cada português lá fora são também as nossas vitórias enquanto país. E com estes sucessos, a marca Portugal e a sua imagem saem valorizadas.

 

Outros nomes sonantes

Mas quem são essas pessoas que elevam mais alto o nome de Portugal, além dos habituais reis do desporto? Desde logo os nossos artistas plásticos. Joana Vasconcelos é um dos nomes mais reconhecidos internacionalmente e a partir de julho tornar-se-á a primeira mulher a expor o seu trabalho no Palácio e Jardins de Versalhes. O sapato Marilyn, feito de panelas de aço inoxidável, e o lustre Noiva, em que foram usados tampões, são alguns dos projetos que a artista plastic levará a França. Joana Vasconcelos já passou por Veneza, Japão, São Paulo ou Moscovo, o que mostra bem a sua projeção internacional. (…)



Categoria: Grande Angular

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image