COMUNICAÇÃO NA SAÚDE

6 de Dezembro de 2011

AJUDARÁ UM ESTETOSCÓPIO?

 

O estetoscópio serve para auscultar, e no processo de auscultação, tal como no processo de comunicação, mais do que ouvir, importa perceber.

 

No recente Fórum Nacional de Saúde, que teve lugar em Fevereiro deste ano, capacitação, conhecimento e informação foram os conceitos centrais no debate. Estes estiveram também na base de execução do Plano Nacional de Saúde (PNS). Assume-se, assim, como central o papel da comunicação nas tácticas adoptadas para a prossecução, bem sucedida, das políticas de saúde.

Deste fórum resultaram oito documentos – disponíveis no site oficial do Alto Comissariado da Saúde www.acs.min-saude.pt/2009/01/20/iifns – que revelam as principais conclusões das Sessões Paralelas e dos Painéis de Discussão. Destes oito documentos, seis abordam as temáticas da comunicação, nas suas diversas vertentes. Se há uns que a colocam numa posição mais periférica na definição das tácticas da política de saúde, outros – a maioria – fazem-na adoptar uma posição bem mais central. Atentemos nos temas abordados que fazem referência a esta área do conhecimento.(…)



Categoria: Grande Angular

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image

%d bloggers like this: