ÁGUA FONTE DE VIDA

17 de Junho de 2010

Não há dúvida de que a água é um bem demasiado precioso para ser desperdiçado A Pontos, uma filial da Hansgrohe, lançou no mercado compactos sistemas de reciclagem, que se revelam uma importante contribuição para a sustentabilidade ecológica.A água é um bem essencial à vida e ocupa quase três quartos da superfície da Terra. Porém, nem toda esta água pode ser usada por nós, já que apenas 3% do total de recursos hídricos disponíveis é água doce. Com todas as mudanças climáticas que o planeta tem enfrentado, é necessário repensar a maneira como gastamos água diariamente e o que fazer, uma vez que este é um recurso finito.Normalmente estamos habituados a usar água potável para quase tudo – até mesmo para tarefas para as quais tal não seria necessário. Procurando evitar este desper- dício, a Pontos, uma filial da Hansgrohe AG, empenhou- se em criar produtos ecológicos que, em harmonia com a Natureza, permitam recuperar alguma da água utilizada. Os primeiros passos nesse sentido tiveram lugar em 1994, com Klaus Grohe. Mais tarde, em 1997, surgiu a primeira máquina de recuperação de água, que continua, ainda hoje, a ser aperfeiçoada. Actualmente, as AquaCycle permitem que a água de chuveiros e banheiras possa ser reutilizada graças a um apurado processo de reciclagem, durante o qual não se recorre a nenhum produto químico ou aditivo.
Estas novas máquinas são uma importante contribuição para a sustentabilidade ecológica, uma vez que reduzem a utilização desregrada da água em 50%, oferecendo ainda a possibilidade de se poupar este recurso de forma inteligente e sem comprometer qualquer dos modernos confortos a que todos já nos habituámos.A água recuperada servirá depois para ser utilizada em autoclismos, máquinas de lavar, limpeza de edifícios, irrigação de jardins, entre muitas outras actividades.Esta linha de produtos inclui sistemas de reprocessamento com capacidade entre os 600 e os 30 mil litros de água, o que permite que os interessados optem pelo sistema mais adequado às suas necessidades e hábitos de consumo. Pelas suas características, a AquaCycle recebeu o Prémio de Inovação, em 2005, e o de Arquitectura e Engenharia e Inovação, em 2006. Como funciona?Com as AquaCycle, a reciclagem da água é feita de forma automática, segundo um processo mecânico que inclui quatro fases com funções diversas. Na pré-filtragem, a água passa pelo filtro principal para que sejam eliminadas todas as partículas sólidas (cabelos, resíduos de tintas para têxteis, entre muitos outros elementos). Só depois entra, verdadeiramente, no sistema.Após várias filtragens, o filtro principal é limpo de forma automática, controlada pelo sistema electrónico, e a sujidade acumulada é enviada para a coluna de esgoto. Durante a pré-reciclagem e a reciclagem principal, a segunda e a terceira fase, respectivamente, a água é pré-limpa, sendo bombeada para uma nova limpeza após algumas horas de tratamento. A limpeza é feita de forma biológica, sob condições aeróbicas (fornecimento de oxigénio atmosférico), sendo que as bioculturas naturais (microorganismos) se propagam nas matérias especiais flutuantes e executam o real trabalho de limpeza.
Segue-se a fase de higienização, na qual é feita uma esterili- zação através de uma lâmpada UV, tecnologia que também é usada no tratamento da água potável.Após este processo, a água está disponível para um uso seguro, sem odor, e poderá ser armazenada, por um longo período, como água limpa.A bomba de pressão incorporada que fornece a água “purificada” tem uma capacidade máxima de 4,6 bar de impulsão e é activada através de um interruptor de pressão com pro- tecção antivácuo, logo que haja um consumo.

Produtos disponíveis

A versão padrão do AquaCycle foi projectada para uma única família ou uma casa duplex e é composta por três módulos pré-montados. Para grandes projectos, cujos requisitos não estão abrangidos pela gama de produtos oferecida, a Pontos desenvolve soluções especiais personalizadas, em colaboração com técnicos projectistas e arquitectos.Qualquer que seja a sua escolha, a verdade é que a instalação é bastante simples. Depois de o sistema estar ligado, um programa automático controla a fase de arranque, que dura 14 dias. Passado este período, o funcionamento do AquaCycle começa e atinge a sua plena capacidade de purificação.Operar este sistema também é fácil, uma vez que uma tela com o menu fornece todas as informações importantes, inclusivamente sobre eventuais rupturas ou problemas que necessitam de resolução.



Categoria: Grande Angular

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image