LEILÕES DE LUXO

6 de Dezembro de 2011

LUXO? VENDIDO

Leilões de produtos de luxo ou de artigos de famosos que os doam para causas beneficentes. As licitações estão sempre envoltas numa sombra de mistério e de glamour, mas os leilões de luxo também estão ao alcance das bolsas menos abastadas.

“Um milhão, um…. Um milhão, dois… Um milhão, três… Vendido ao senhor da camisa preta!” Os leilões são um mundo misterioso, com lances milionários e produtos de sonho que fazem as delícias de coleccionadores e compradores abastados. Quanto mais raros ou estranhos são os produtos, mais importante se torna esta forma de os vender. E se o luxo está associado ao produto, o sucesso é garantido. Neste segmento existem dois tipos distintos de leilões. Aqueles que colocam em licitação produtos raros, de preços incalculáveis, e aqueles que colocam artigos de luxo a preços reduzidos para atrair mais ofertas. Existem ainda os leilões de luxo com cariz beneficente, mas esses são totalmente distintos. No ano passado, foi leiloada uma boneca Barbie que usava um colar com um diamante cor de-rosa verdadeiro e que rendeu 302.500 dólares, cerca de 215 mil euros, o que representou um recorde mundial de venda para uma Barbie. O dinheiro foi doado à Fundação para a Pesquisa do Cancro da Mama.

Leilões beneficentes

Desde Setembro, a reputada casa de leilões Christie’s tem uma exposição com a colecção de objectos pessoais e de arte de Elizabeth Taylor que percorrerá as várias sedes da empresa e, em Dezembro, estará durante 10 dias em Nova Iorque. Depois disso, a casa irá vender as obras de arte, as jóias e boa parte do guarda-roupa da conceituada actriz, falecida recentemente, como por exemplo alguns diamantes brancos, modelos de alta-costura usados em eventos em Hollywood. Serão também leiloados os croquis feitos para ela por estilistas como Valentino, Gianni Versace e Gianfranco Ferré. “Esta colecção itinerante será uma janela aberta ao mundo de um verdadeiro ícone, uma excepcional mulher que foi uma estrela internacional da moda e do cinema, uma mãe amorosa, uma empresária bem-sucedida e uma agente humanitária”, disse o president da Christie’s nos EUA, Marc Porter, em comunicado de imprensa. Parte do dinheiro que for arrecadado com as entradas na exposição, bem como dos eventos e publicações relacionados com ela, será destinada à The Elizabeth Taylor HIV Foundation.



Categoria: Extravagâncias

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image