NEWSMUSEUM

12 de Dezembro de 2016

newsmuseum_001EXPERIÊNCIA DE MEDIA E COMUNICAÇÃO

Invocando e explicando a cobertura mediática de episódios da história recente, o NewsMuseum permite aos visitantes interagirem com a rádio e a televisão, numa experiência única. Homenageando os jornalistas imortalizados pela sua obra, este espaço apresenta os principais protagonistas da indústria, projeta a evolução da reportagem das guerras, contextualiza os combates mediáticos que nos marcaram, recorda as “más notícias” do nosso tempo. Desvenda a propaganda e a indústria das Public Relations.

Tendo como missão promover o conhecimento sobre os Media, o Jornalismo e a Comunicação, o NewsMuseum apresenta um ambiente moderno e participativo, em que a partilha de informações sobre os episódios recentes da história do nosso mundo e da respetiva cobertura mediática se processa de forma experiencial e divertida com o auxílio de tecnologias inéditas. Todo o equipamento é muito moderno e participativo e integra um pequeno auditório preparado para visitas educacionais. A experiência, disponível em português e inglês, é personalizada num total de 16 horas de vídeo e outros formatos. Os visitantes podem fazer o download da app NewsMuseum, que serve como “Behind the Scenes” e permite complementar as informações disponíveis sobre as diversas áreas temáticas. Na vertente académica, o NewsMuseum celebrou protocolos com a ESCS – Escola Superior de Comunicação Social (Instituto Politécnico de Lisboa) e com a Faculdade de Letras (Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação) da Universidade do Porto.

Apoios importantesnewsmuseum_012

Os curadores dos vários módulos são: Adelino Gomes, Alexandre Manuel, Catarina Vasconcelos, Diogo Queiroz de Andrade, Francisco Seixas da Costa, Joaquim Letria, José Eduardo Moniz, José Rodrigues dos Santos, Manuel Falcão, Manuel Queiroz, Manuela Moura Guedes, Óscar Mascarenhas, Paula Cordeiro e Pedro Pinto. Colaboram ainda na autoria de conteúdos da exposição: António Alves, António Sousa Duarte, Appio Sottomayor, Frederico Duarte Carvalho, Joana Marques Reis, Joaquim Furtado, Jorge Paixão da Costa, José Pedro Castanheira, Luís Pinheiro de Almeida, Paulo Querido e Vasco Ribeiro. Foram recolhidas dezenas de horas de emissões de televisão e rádio de todo o mundo, apresentando-se ainda um pequeno espólio de equipamentos de época de televisão, rádio e agência cedidos por RTP, LUSA e EFE. O NewsMuseum é uma iniciativa privada e sem fins lucrativos promovida pela Associação Acta Diurna, presidida por Luís Paixão Martins.



Categoria: Especial

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image