MUSEU VISTA ALEGRE

8 de Junho de 2017

MVA_8PRESTÍGIO IMENSURÁVEL

Em Ílhavo, perto de Aveiro, descobre-se um espaço que guarda a memória da produção de porcelana artística da Vista Alegre, uma marca que alcançou, ao longo do século XIX, um prestígio imensurável.

Fundada em 1824, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal. Para a fundação e sucesso deste arriscado empreendimento industrial foi determinante o espírito de persistência do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto. Figura de destaque na sociedade portuguesa do século XIX, proprietário agrícola, comerciante audaz, incorporou sabiamente o ideário liberal do século, tendo-se tornado “o primeiro exemplo de livre iniciativa” em Portugal. De modo a conservar e guardar a memória da produção da porcelana artística da Vista Alegre, foi fundado, em 1947, junto da Capela da Vista Alegre, o primeiro museu. Em 1964 o espaço foi ampliado e o museu mudou-se para os edifícios antigos da fábrica, local com espaço para alojar o espólio de peças de porcelana, documentos e desenhos. Estas instalações foram renovadas em 2001. Entre 2014 e 2016, o Museu Vista Alegre sofreu obras de requalificação, que incluíram a recuperação do património edificado existente e a ampliação dos espaços expositivos, destacando-se a integração de dois antigos fornos da empresa nas áreas de receção do museu.

Um novo espaçoMVA_3

Através de um dos mais completos espólios museológicos do género, que conta com mais de 30 mil peças, o novo museu pretende mostrar a história da fábrica, a evolução estética da produção de porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX. O edifício da antiga Creche da Vista Alegre foi também recuperado e reconvertido em extensão educativa do Museu Vista Alegre. Datado de 1944, este espaço acolhia e cuidava dos filhos dos trabalhadores, representando um importante apoio social para a comunidade. De futuro, terá como objetivo dinamizar uma programação cultural rica e diversificada, que promova a ligação entre a fábrica e os seus visitantes, criando oportunidades de aprendizagem, nomeadamente através da pintura cerâmica ou modelação de pasta. Tendo como missão promover a salvaguarda, investigação e interpretação do património industrial da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, inspirando e motivando os visitantes para o conhecimento da cultura cerâmica, através das coleções e valores da Vista Alegre, o Museu Vista Alegre é um espaço inspirador, aberto à partilha e à promoção do conhecimento, vocacionado para o estudo e interpretação da cultura cerâmica.

 

 



Categoria: Especial

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image