MUSEU CASA DA MOEDA

3 de Março de 2017

Casa da Moeda_16012017 (29)PROJETO DE MUSEOLOGIA DIGITAL

O Museu Casa da Moeda da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) é um projeto de museologia digital com todas as valências de um museu físico, onde se apresenta o vasto espólio da instituição, com uma coleção permanente, exposições temporárias, serviço educativo, loja, edições próprias e parcerias com outras instituições museológicas na criação de exposições.

Numa tentativa de preservar o valioso património da coleção de moedas e medalhas da INCM, o Museu Casa da Moeda pretende facilitar a investigação académica, prestar apoio aos colecionadores e apreciadores do universo numismático e divulgar ao público, em geral, a moeda enquanto objeto que marca a nossa história, cultura e civilizações. Através deste projeto online o museu pretende dar a conhecer a sua coleção utilizando uma linguagem mais apelativa e vídeos explicativos. Pretendendo somar e ser mais abrangente, este projeto permite que qualquer pessoa possa partilhar as nossas moedas nas redes sociais, através do Twitter ou do Facebook. Outra vantagem é que se encontra aberto 24 horas por dia, sete dias por semana. Membro do ICOM – The International Council of Museums – e da FIDEM – International Art Medal Federation –, conta com peças únicas pelo seu elevado valor histórico. Numa simbiose perfeita entre imagem e texto, é possível ficar a conhecer algumas dessas peças, distribuídas por duas grandes séries: as moedas portuguesas e as moedas do mundo. Todas as peças em exposição contam histórias e mostram como um pequeno objeto pode sintetizar uma ideia de civilização.

Acervo em destaqueCruzado_DjoaoIV

No que ao acervo diz respeito, este museu digital conta com mais de 35 mil moedas, o que corresponde a uma das mais completas e importantes coleções do género no país. Integra ainda peças representativas do espetro cronológico situado entre os séculos VII-VI a.C. e o século XXI, entre as quais se destacam as de origem grega, romana, sueva, visigoda, bizantina, islâmica, portuguesa e estrangeira. O projeto apresenta ainda uma coleção de cerca de 9500 medalhas, que resultam da produção de medalhas da INCM e da oferta de artistas e de colecionadores. Produzidas desde o século XVII, estas peças são de origem portuguesa e estrangeira e representativas de grandes efemérides históricas.

Exposição inaugural

Padrões de poder. Moedas de al-Andalus (séculos VIII-XV) é a exposição temporária inaugural do Museu Casa da Moeda. Trata-se da mais completa mostra sobre moedas muçulmanas realizada até agora em Portugal. Esta mostra apresenta ao público um total de 148 moedas dos séculos VIII a XV, representativas das diversas fases da história muçulmana no espaço ibérico. Nela está ainda patente uma seleção de moedas de ouro, prata e cobre, enquadráveis em diferentes séries tipológicas, mandadas cunhar pelas autoridades que construíram a civilização de al-Andalus.



Categoria: Especial

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image