LUMINA

4 de Outubro de 2016

ng7569291MUNDOS FANTÁSTICOS DA LUZ

 

A vila de Cascais voltou a ser palco de mais uma edição do Lumina. Deslumbrantes jogos de luz, cor, som e movimento impressionaram os visitantes e conduziram-nos a um mundo de fantasia, proporcionando uma verdadeira exaltação dos sentidos. A Renault associou-se a este magnífico evento, e o resultado só poderia ser brilhante.

 

De 8 a 11 de setembro, a vila de Cascais recebeu a 5.ª edição do Lumina Festival da Luz, subordinado ao tema Mundos Fantásticos da Luz. Este ano, o festival contou com a participação da Renault, com o Zoe, o seu veículo 100% elétrico. Parte integrante de uma rede internacional de festivais de luz, este evento foi criado e produzido pelo atelier OCubo – com direção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle –, referência nacional e internacional nas áreas de video mapping e projeções interativas, com projetos realizados um pouco por todo o mundo. Com investimento da Câmara Municipal de Cascais, União Europeia, embaixadas e privados, o Lumina é um evento único que reforça a identidade de Cascais e traduz a aposta da autarquia na diversificação da oferta cultural do concelho. Os elevados números do turismo na vila provam que este investimento na diversificação tem tido sucesso: Cascais está hoje mais atrativa e mais competitiva. Ao longo de quatro noites, o público foi guiado ao longo de um percurso sequencial por fascinantes atmosferas mágicas que garantiram uma experiência sensorial estonteante e uma vivência cultural inovadora. Através de instalações multimédia dinâmicas, video mapping e projeções de luz sobre edifícios emblemáticos de Cascais, o Lumina Festival da Luz teve como objetivo realçar o património histórico da vila, ao mesmo tempo que garantiu momentos únicos de descoberta para serem vividos em família ou entre amigos. Uma das novidades deste ano residiu na existência de um video mapping feito num automóvel, o Renault Zoe.

Obras participativas

Os visitantes puderam também encontrar no Lumina diversas obras participativas – criadas a partir de workshops com a colaboração da comunidade local –  e obras interativas, onde foram chamados a intervir na própria obra. Uma experiência única no seu género em Portugal. Com uma programação de excelência, este festival contou com a participação de mais de 40 artistas nacionais e internacionais e com um percurso de 22 obras, pronto a transportar quem por ali passou numa viagem de emoções e sensações. Para que os visitantes pudessem retirar o máximo desta experiência, estava disponível uma app gratuita, a Lumina App, que servia de guia e dava aos interessados todas as informações adicionais sobre as obras. Neste evento de entrada gratuita, miúdos e graúdos deixaram-se surpreender por um maravilhoso cenário de luz que surgia da noite escura.

Renault Zoe: a marca da diferençadsc_1694

A Renault foi, pela primeira vez, marca parceira do Lumina Festival da Luz. Desta parceria resultou um video mapping num automóvel – realizado pelo atelier OCubo, responsável pela produção do evento.     O automóvel escolhido foi precisamente o Zoe, o veículo 100% elétrico da Renault. Nesta projeção foi possível viajar por caminhos que exploraram o mundo fantástico da eletricidade, sem ruídos nem emissões poluentes, relembrando a evolução tecnológica, revolucionária e eco-friendly. Sendo um automóvel 100% elétrico e ecológico, o Zoe já faz parte da realidade de muitos portugueses. Concebido para ser acessível, é ideal para uma utilização quotidiana. De acordo com Ricardo Oliveira, diretor de Comunicação e Imagem da Renault em Portugal, “o impacto visual de todo o Lumina ‘casa’ muito bem com a aposta da Renault no design do qual o modelo Zoe é um exemplo”. Por outro lado, e segundo o diretor de Comunicação e Imagem da Renault, “uma vez que o design e a tecnologia fazem parte da identidade da marca Renault, a associação a um festival que transmite esses valores faz todo o sentido”.

Ricardo Oliveira

Diretor de Comunicação e Imagem da Renault em Portugal

 

O que levou a Renault a apoiar um evento como o Lumina?

O festival Lumina representa uma expressão artística moderna, extremamente visual e espetacular. A luz enquanto arte está intrinsecamente relacionada com o elétrico, e o tema da edição deste ano, que é “Mundos Fantásticos da Luz”, não poderia refletir melhor a visão que a Renault tem do futuro automóvel. Pareceu-nos uma excelente oportunidade para associarmos os automóveis elétricos, que, não temos dúvidas, farão parte do futuro. De um futuro onde a mobilidade individual será diferente, mais silenciosa, com (muito) menor impacto sobre o planeta. Uma nova promessa para a mobilidade… Em resumo, o Lumina é um festival de arte visual que se associa muito bem à aposta da Renault no design, e os mundos fantásticos precisam de automóveis elétricos.

Que retorno esperam conseguir?

Desde logo o Lumina é um festival que recebe a visita de centenas de milhares de espectadores e é, por isso mesmo, uma excelente oportunidade para “mostrar” a marca, e mais ainda quando a marca está integrada no contexto do festival. Não é um patrocínio “habitual”. O Zoe é ele próprio uma instalação artística de luz, que mostra um travelling pelo mundo fantástico. Um espetáculo que só por si transmite uma ideia de modernidade, de design, de forte impacto visual. Pensamos que é uma excelente forma de colocar em evidência um produto como o Zoe.

A associação a este tipo de festivais é mais uma prova da grande aposta da Renault, em termos de tecnologia e design?

É! A começar pelo seu impacto visual, o Lumina transmite uma ideia de tecnologia e de design. Depois, o tema “Mundos Fantásticos” também é uma associação que faz, para nós, todo o sentido. A tecnologia faz cada vez mais parte do nosso presente e estará ainda mais presente no nosso quotidiano no futuro.

Porquê a escolha de um modelo 100% elétrico e ecológico, como o Zoe, para um video mapping?

O Lumina é um festival de luz. A associação da luz, logo, da eletricidade, a um automóvel elétrico foi uma escolha absolutamente lógica. O Zoe é um modelo que, pelo facto de ser 100% elétrico, de alguma forma representa uma visão do futuro da mobilidade. E é um modelo onde a componente design é, também, extremamente significativa. Colocar o Zoe em “cena” com um espetáculo de video mapping próprio, inserido no próprio programa do festival, foi uma excelente oportunidade.

No próximo ano ponderam apoiar, uma vez mais, o Lumina?

Não só ponderamos como nos associámos este ano com a intenção e a decisão de continuar com esta associação nos próximos anos.

Em que outros eventos deste tipo poderemos ver a Renault representada?

A Renault tem já uma associação forte, por exemplo, a eventos de running, que passa pelo bem-estar e pela vida ao ar livre. Estes são valores que fazem também parte da nossa identidade. Para nós, todos os eventos que se adequem à identidade da marca Renault têm interesse.



Categoria: Especial

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image