INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

7 de Fevereiro de 2018

INOVAÇÃO EXPONENCIAL

As expectativas para este ano estão altas, e com razão. As tecnologias criadas nos últimos tempos são a fusão de muitos anos de trabalho, ciência e progresso humano. Estas são, então, as tendências tecnológicas que vão dominar 2018.

 

Drones

Usados para entregar produtos, mapear territórios e fotografar o mundo, os dro- nes estão a dominar esta era tecnológi- ca. A Amazon, por exemplo, está prestes a oferecer o serviço Prime Air, um siste- ma de delivery que entrega mercadorias até 30 minutos.

RA (Realidade Aumentada) e RV (Realidade Virtual)
Segundo o site de tecnologia TechCrun- ch, o mercado de RA e RV movimenta- rá cerca de 108 biliões de dólares até 2021. As representações virtuais têm um enorme valor para diversas áreas, possibilitando a imersão

em filmes e jogos, simulações e, claro, hologramas. O Pokémon GO, o jogo de Realidade Aumentada da Nintendo, foi uma das apps mais descarregadas de 2016 e tornou-se um fenómeno mundial.

Internet das Coisas

Que tal melhores sistemas de água, baixo uso de energia, sofisticados sinais de trânsito e melhor qualidade de vida? A Internet das Coisas promete transformar as nossas cidades em Smart Cities. Esta tecnologia fará algo promissor: integrará todos os equipamentos tecnológicos existentes.

Segurança Cibernética

Com todos os avanços tecnológicos, surgiram diversas questões em termos de segurança. Os países desenvolvidos não se confrontam mais diretamente ataques cibernéticos, espionagem e sabotagem são as atuais armas de guerra. O Stuxnet, por exemplo, um worm criado pelos EUA, causou danos severos ao programa nuclear do Irão, impossibilitando o país de construir a sua primeira bomba.

Big Data

A cada dia, 2,5 exabytes de dados são produzidos. E é aqui que entra o Big Data, o uso de grandes ou complexos volumes de dados. O mercado de Big Data está a movimentar bilhões e as técnicas de recolha são fascinantes. Es- tes dados podem ser obtidos através de marcas que estudam os seus clientes, registos públicos e estudos do estado, registos e logins de produtos e serviços, pesquisas de campo, e empresas espe- cializadas em Big Data.

Inteligência Artificial

A espera por um assistente pessoal chegou ao fim. Os assistentes pessoais Echo e Google Assistant oferecem uma eficiente e informativa interação. O Echo, assistente da Amazon, terminou 2016 como o item mais vendido na Amazon. com. Segundo a Morgan Stanley, mais de 11 milhões de pessoas já contam com o assistente, e segundo a VoiceLabs, 24,5 milhões de assistentes pessoais foram vendidos até ao fim de 2017. O Watson, o sistema da IBM, direcionado para em- presas, conta com a inteligência artificial mais avançada já criada.

Singularidade

Existem outras tecnologias prontas para entrarem diretamente nos mercados, como por exemplo a internet 5G, as impressoras 3D, a nanotecnologia, entre outras. Alguns visionários acreditam mesmo que estamos prestes a atingir a singularidade, “um estágio de colossal avanço tecnológico num curtíssimo espaço de tempo, que acontecerá quando a inteligência artificial superar a inteligência humana, alterando radicalmente a civilização e a natureza humana”.



Categoria: Especial

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image