HOTÉIS COM OBRAS DE ARTE

10 de Julho de 2011

ART HOTELS

Os amantes da arte, do bom gosto e da sofisticação não lhes resistem. Pelas suas paredes e recantos mais escondidos ou em lugares de destaque nas salas mais movimentadas, serpenteiam obras de escultores, pintores, artesãos ou simplesmente… artistas.

 

Não são museus, nem galerias, e aliam o encanto da arte com serviços hoteleiros de excelência. Alguns dos mais famosos hotéis do mundo são eles próprios verdadeiras obras de arte, ou então reuniram no seu interior colecções mundialmente conhecidas, que transformam os seus espaços em locais dignos de serem apreciados pelos críticos mais exigentes. Aqui mesmo, em Portugal, na bela zona de Tróia, o pioneiro desta experiência de hotéis de design que conjugam os seus serviços com grandes obras de artistas é o Tróia Design Hotel. Basta olhar a sua fachada toda feita de ondas, como o mar que se estende à sua frente, para percebermos que chegamos a um lugar especial. E assim que transpomos a entrada, a espectacular Sandália Cinderela, de Joana Vasconcelos, enche o lobby com as suas panelas e tampas, que reflecte como brilhantes numa autêntica câmara de espelhos. Mas este é apenas um pequeno exemplo de tudo o que se esconde nos 61 quartos e 144 suítes residenciais desta unidade hoteleira. Por todo o Tróia Design Hotel escondem-se 250 obras de artistas contemporâneos portugueses escolhidas pelo curador da colecção, Miguel von Hafe Pérez. Além do famoso sapato de panelas de Joana Vasconcelos, encontramos centenas de telas e até fotografias, como uma de Luís Palma, que integra a série “Bilbau, Paisagens Periféricas”. Se ficar hospedado numa suíte Premium, na sala pode encontrar um dos sete quadros que Jorge Rodrigues tem no hotel, ou então, já no quarto, uma tela de Mónica Capucho, com a mensagem “this is not merely a visual product”. À hora do jantar, delicie-se com as ementas do restaurante Blue&Green e aprecie ao mesmo tempo as 16 pinturas de Pedro Cabrita Reis, em chapa de metal, com manchas de cor em contraste com as paredes azul-turquesa.

 

Além-fronteiras

E porque uma peça de arte pode transformar completamente qualquer espaço onde esteja integrada, o website de reservas Hotels.com seleccionou dez unidades mundiais com obras de arte famosas. Nos Estados Unidos da América, só tem que optar entre Las Vegas e Nova Iorque. Se quer divertir-se nos casinos, a primeira cidade é ideal, e o Bellagio, o local perfeito para apreciar arte. Dale Chihuly, um escultor de vidro proeminente, criou 2 mil flores de vidro sopradas manualmente para este hotel. Posicionadas num ponto bem alto sobre o piso do lobby, as flores criam um leque de cores que recebe os hóspedes do Bellagio. Neste hotel existe uma galeria própria com exposições durante todo o ano. (…)



Categoria: Especial

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image