CONCORSO D’ELEGANZA VILLA D’ESTE

8 de Junho de 2017

Classic Cars Yearbook_235x306_BMW Group Classic_VdE_2017.inddCONCURSO DE ELEGÂNCIA AUTOMÓVEL

Mais um ano e mais uma edição do Concorso d’Eleganza Villa d’Este. Este que é um dos concursos de elegância mais reputados a nível mundial contou com a participação de perto de uma centena veículos, entre automóveis e motas, dos modelos históricos aos últimos protótipos.

Criado em 1929, o Concorso d’Eleganza Villa d’Este está entre os mais reputados concursos de elegância para automóveis clássicos. Realizado dentro dos moldes originais até ao pós-guerra, em 1949, foi depois esquecido por quase 40 anos. Entretanto, o historiador e autor italiano Tito Anselmi, unindo forças com o Grand Hotel Villa d’Este, conseguiu voltar a trazer o evento para a ribalta. Para este ano o tema escolhido foi “Volta ao mundo em 80 dias – Viagem através de uma Era de Recordes”. O tema deu azo à definição de várias classes, algumas bastante coloridas no seu nome e descrição:

A – Speed Demons: Pioneiros da resistência na Era Dourada;

B – Travelling in Style: Volta ao mundo em 40 anos;

C – Goodbye Jazz, Hello Radio: A toda a velocidade entrando nos Anos 30;

D – Faster, Quieter, Smoother: Heróis da era do Jato;

E – The Grand Tour Continues: Os próximos 40 anos;

F – Fast and Flamboyant: Os brinquedos dos playboys;

G – Supergioiello: Pequenos brinquedos para grandes rapazes;

H – Shaped by Speed: Correndo pelas décadas.

O vencedor do muito cobiçado “Best in Show” foi o Alfa Romeo Giulietta SS Prototipo, Coupé, Bertone, 1957, considerado o melhor automóvel presente no evento por um painel de jurados liderado por Lorenzo Ramaciotti, ex-Pininfarina e ex-diretor de design da FCA. O ano passado o vencedor foi o belíssimo Maserati A6 GCS de 1954. Estiveram presentes na edição deste ano cerca de 51 automóveis, no geral raros, e 40 motas, que tal como os automóveis, também integraram classes específicas.

Novidades em destaqueP90257483-highRes

Mas houve novidades nesta edição do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, a RM Sothebys efetuou uma exposição e um leilão durante o evento. Como já vem sendo hábito nas últimas edições, os concepts que apaixonaram os aficionados nos últimos salões automóveis também marcaram presença. O grupo BMW, patrocinador do evento desde 1999, tem aproveitado o elegante cenário onde se realiza o evento, no Grand Hotel Villa d’Este, nas margens do lago de Como, para apresentar os seus novos concept. Este ano não foi exceção e a marca bávara deu a conhecer, na forma de protótipo, o novo Série 8.

P90258855-highResPrograma do evento

Atualmente, o Concorso d’Eleganza Villa d’Este realiza-se no último fim de semana de maio. O sábado é reservado, como se de um evento fechado se tratasse, para os participantes, os meios de comunicação e convidados. Já o Concours of Historic Cars está aberto ao público no domingo, no parque de Villa Erba, localizado perto do Grand Hotel Villa d’Este. Diversos modelos dos mais belos automóveis clássicos do mundo, desde a década de 1920 até o início dos anos 1980, desfilam ao lado dos mais recentes Concept Cars & Prototypes e encantam os visitantes do Concorso. O concurso de motos fica também aberto ao público no recinto de Villa Erba, no sábado e no domingo.



Categoria: Especial

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image