AWARDS 2015

11 de Dezembro de 2015

71PRÉMIOS FRONTLINE 2015

Pretendendo distinguir todos aqueles que, para nós, se destacaram nas mais variadas categorias, os Prémios FRONTLINE são o nosso reconhecimento público não só aos premiados, como também a todos os que têm contribuído para o sucesso deste projeto editorial.

 

 

 

 

Personalidade do Ano72

Mulher, mãe, política, governante, firme, hábil, determinada e reconhecida como uma negociadora exímia, Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina decidiu enfrentar hoje aquele que poderá ser o maior desafio da sua publicamente reconhecida carreira ao serviço da causa pública, o desafio de se candidatar à Presidência da República. Com expressa determinação, a senhora ministra da Saúde – imagem que para a generalidade dos portugueses permanece viva na sua memória pela marca indelével que deixou no exercício destas funções na segunda metade dos anos 1990 –, numa altura em que o país atravessa um momento de profunda mudança política na história da sua recente democracia, revelou no seu ato o altruísmo e a independência de valor moral com que é possível estar ao serviço do seus país e da causa pública. Aliás, méritos que unanimemente simpatizantes, apoiantes ou adversários lhe reconhecem. Passado e futuro acabam assim por se cruzar na sua vida política e pessoal. Para trás ficam marcas no tempo, experiências e um vasto currículo desde que trabalhou, logo após abril de 1974, com aquela que viria a ser a primeira mulher a exercer o cargo de primeiro-ministro, Maria de Lourdes Pintasilgo, até à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde exerceu o cargo de vice-provedora e, mais recentemente, cargos como ministra da Saúde e de presidente do Partido Socialista, entre tantos outros. Para a frente, todo um futuro em aberto…Mas o que quer que seja que esse futuro lhe traga, uma verdade é já por todos nós assumida: nenhum candidato é tão transversal como o é Maria de Belém, pela sua qualidade política, ética e cultural, e a candidata à Presidência da República já conquistou, por mérito próprio, o seu lugar na história recente deste país que se chama Portugal.

 

73Prémio Carreira

Rui Semedo, presidente do Banco Popular em Portugal, partiu cedo demais. Com uma carreira profissional prestigiante, o gestor, casado e pai de dois filhos, estava há mais de três décadas ligado ao setor financeiro. Sério, íntegro e competente, este alentejano, nascido na cidade de Elvas, licenciou-se em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). No início da sua carreira passou pelo Ministério da Administração Interna para logo a seguir iniciar uma longa carreira na banca, mais concretamente para o Banco Pinto & Sotto Mayor. Seguiu-se o Banco Comercial Português onde havia de permanecer até 2003, depois de passar por diversas áreas de negócio e ter sido diretor-geral da área da banca privada internacional. Ao serviço do BCP passou por Macau, onde foi presidente da Companhia de Seguros de Macau, do Banco Comercial de Macau e presidente executivo do Banco Expresso Atlântico. Em 2003, mudou-se para o Barclays onde esteve nas sucursais portuguesa e espanhola, respectivamente como presidente executivo e country manager. No final de 2007 mudou-se para o Banco Popular em Portugal, onde assumiu o cargo de vice-presidente e mais tarde a presidência executiva. Pelo trabalho que desenvolveu durante toda a sua vida, distinguimos, a título póstumo, Rui Semedo com o Prémio Carreira.

 

Melhor Hotel Nacional75

Numa perfeita simbiose com a Torre Vasco da Gama, desde 2012 o Myriad by SANA Hotels destaca-se pelos seus 140 metros de altura. Recordando a forma de uma vela de barco, a unidade tem como lema “Experience the dream”, e neste espaço os sonhos têm realmente vista. O Myriad by SANA Hotels é o primeiro hotel construído sobre as águas do Tejo e a primeira unidade hoteleira de cinco estrelas da cadeia SANA Hotels em Portugal. A integração dos elementos, a transparência do edifício, “vestido” de vidro, com vistas panorâmicas e repleto de luz natural, a decoração, os apontamentos de design e modernidade presentes em cada elemento determinam o resultado final, da autoria do arquiteto Nuno Leónidas.

77Melhor 4 Estrelas Nacional

O DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park, o primeiro hotel da marca DoubleTree by Hilton em Portugal, distingue-se pelo seu design interior, irreverente e ousado, e oferece aos viajantes a oportunidades de conhecer a vibrante cultura lisboeta. Situado em pleno coração do centro empresarial de Lisboa, o DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park é o local ideal para reuniões de negócios. As novas salas, totalmente adaptáveis aos requisitos de qualquer evento, permitem acolher os mais diversos eventos, profissionais ou de lazer.

 

 

Gestor do Ano

78

Formado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica, com um MBA em Marketing na Porto Business School – EGP e com vários cursos para executivos, nomeadamente na London Business School, Miguel Velez assumiu, em 2014, o cargo de administrador das Pousadas de Portugal tendo sob sua égide a definição de uma nova estratégia para as pousadas, tal como a gestão operacional das mesmas. Em 2015, no período de Janeiro a Setembro, as pousadas melhoraram o resultado bruto operacional em 45,5%, tendo facturado mais 4 milhões de euros do que em período homólogo. A sua experiência enquanto gestor em vários setores de atividade, e tendo liderado vários projetos de reestruturação no setor da hotelaria, é, sem dúvida, uma mais-valia para o grupo.

 

 

 

80Cultura e Espetáculo

Diogo Navarro nasceu em 1973, em Moçambique. Interessado em explorar o potencial pictórico de diferentes materiais, nos seus trabalhos, a luz é frequentemente o ator principal. Premiado no Vera World Fine Art Festival 2014, no âmbito dos Vera Awards, na categoria de Pintura – Inovação Arquitetónica, em 2015, foi um dos três artistas portugueses entre 15 artistas internacionais convidados pela Universidade Nova e a Vicarte a expor em Veneza, no Palácio Loredan, no âmbito do Ano Internacional da Luz pelas Nações Unidas. Diogo Navarro participou já em 80 exposições coletivas e em 35 individuais.

Desafio do Ano105

A revista FRONTLINE juntou-se à BMW nas comemorações do regresso da marca bávara ao patrocínio de uma das competições mais respeitadas do mundo, a America’s Cup. Assim, através da BMW Sailing Academy, um grupo de convidados da revista teve uma magnífica experiência de regata no rio Tejo e ainda um contacto com o BMW i3, num verdadeiro Dia Verde. De entre os presentes estiveram individualidades de várias áreas – desde a área jurídica à ciência, à gestão, ao ensino, passando pelo empreendorismo e pelo espetáculo –, que pelo trabalho que têm desenvolvido se têm revelado importantes para o nosso país, uma vez que, empenhadamente, têm dado o seu contributo, de forma altruísta, sem por isso precisarem de reconhecimento público, palco ou ribalta.

108Automóvel do Ano

De proporções dinâmicas, linhas definidas e superfícies perfeitamente modeladas, o BMW Série 7 Berlina apresenta o design típico BMW na sua forma mais elegante. Da frente dinâmica e impetuosa ao perfil alongado, passando pela poderosa traseira, este novo modelo transmite uma imponente presença a partir de qualquer perspetiva. A pesquisa de inovações pioneiras é a força motivadora da BMW. Esta estabelece novas referências com funções inovadoras, como o sistema de controlo por gestos BMW, as luzes de laser BMW ou o sistema de estacionamento remoto. Paralelamente, com o Comando Touch BMW, foi integrado pela primeira vez num BMW um tablet através do qual é possível comandar um conjunto de funções essenciais. Por tudo isto, o BMW Série 7 é a nossa escolha como Automóvel do Ano.

Prémio Evento110

Com uma paisagem maravilhosa, muita diversão e três dias animados pelo roncar das motos BMW, Garmisch-Partenkirchen revelou-se o cenário perfeito para acolher mais uma edição dos BMW Motorrad Days, uma experiência realmente eletrizante! Pela espetacularidade alcançada, distinguimos os BMW Motorrad Days 2015 com o Prémio Evento.

109Diretor-Geral de Hotel do Ano

Com um percurso profissional bastante variado, que passou por gerir os seus próprios restaurantes, ser diretor da Häagen-Dazs em Portugal e por dirigir alguns hotéis nacionais de referência, Diogo Fonseca e Silva é atualmente o diretor-geral do Grande Real Villa Itália Hotel & Spa. Ao longo dos anos a unidade foi reconhecida como um dos líderes de mercado. Em 2015 o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa foi destacado pelos utilizadores do TripAdvisor no Top 25 Hotels – Portugal, no Top 25 Hotels for Romance – Portugal e no Top 25 Luxury Hotels – Portugal.

Melhor Restaurante107

Literalmente em cima das falésias de Cascais, com o Atlântico a seus pés, o Sushi Design alia esta extraordinária localização à sofisticação de um hotel Design e à paixão do sushi chef Pekel pelo melhor da tradição japonesa. O resultado é uma experiência inigualável que desperta todos os sentidos. Por tudo o que proporciona, o Sushi Design do Farol Hotel é, para nós, o Melhor Restaurante de 2015.

115Melhor apresentação automóvel

Ter uma apresentação internacional de automóvel em Roma não é novidade para nós, mas sermos convidados para assistir à semifinal do torneio Internazionali BNL d’Italia, no Foro Italico, na qual participou o melhor tenista do mundo, Novak Djokovic, faz o caso mudar de figura. Foi exatamente isto que aconteceu na apresentação internacional do Ford Mondeo Vignale.

Automóvel desportivo do Ano113

Verdadeiro mundo de luxo a descobrir, o novo Mercedes-Benz S65 Coupé encontra-se disponível com elementos como a suspensão pneumática com possibilidade de ler o piso mesmo antes de as rodas lá chegarem, mas sem esconder a sua afinação mais desportiva como se exige num modelo AMG. É por isso, e para nós, o Automóvel Desportivo do Ano.

120SUV de Luxo

O Volvo XC90, um SUV com sete lugares, é uma das maiores apostas da marca sueca nos últimos anos, sendo de destacar a nova abordagem estética e as tecnologias de segurança. A combinação de elementos de design escandinavos, no interior e no exterior, faz com que o novo XC90 se destaque na multidão.

Automóvel Revelação111

Convidando a viver novas sensações de condução e de vida a bordo, o Renault Talisman seduz não só pelo seu design interessante e cativante como pelas sensações que proporciona. Em estrada, este modelo distingue-se pelas suas qualidades dinâmicas e sensações de condução personalizáveis. Pelas suas características diferenciadoras, o Renault Talisman é para nós o Automóvel Revelação.



Categoria: Especial

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image