BIODECON

12 de Outubro de 2015

SOLUÇÕES INOVADORASIMG_0777

Em resumo, cerca de 370 investigadores (estudantes, pós-doutorados, técnicos e coordenadores de grupo), oriundos de 36 países diferentes, trabalham no IGC numa cultura verdadeiramente colaborativa e estimulante.

Apresentando uma abordagem integrada do controlo da contaminação ambiental através de uma seleção de soluções inovadoras, a Biodecon contribui para o controlo, redução e prevenção das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS), num compromisso de efetiva parceria com entidades nacionais da área da saúde e unidades hospitalares. O período de internamento médio nos hospitais públicos é de pouco mais do que sete dias. Contudo, quando surge uma infeção hospitalar, o prazo resvala para mais de 36 dias. Portugal é o país europeu com a mais elevada prevalência de infeções hospitalares: dados do ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control) apontam para 10,5% quando a média europeia é de 5,7%. Promovendo serviços e equipamentos para controlo da contaminação ambiental com aplicação na área da saúde e indústria, a Biodecon comercializa uma tecnologia de biodescontaminação automatizada com base em Vapor de Peróxido de Hidrogénio (VPH), a única NTD (No-Touch automated room Disinfection) eficaz na erradicação total de bactérias, fungos e vírus com validação por indicador químico e biológico. Para contenção da infeção, esta empresa comercializa estruturas com pressão negativa de rápida montagem e dimensão customizada para isolamento de doentes contaminados em enfermarias, unidades de  cuidados intensivos ou outros espaços abertos (PODs). Disponibiliza também equipamentos para deteção semiquantitativa do nível de contaminação de superfícies e sistemas inovadores de monitorização, promotores da adesão a medidas da sua prevenção. Com recurso a estas tecnologias inovadoras, a Biodecon pretende assegurar uma abordagem integrada do controlo da contaminação. Explorando fortes sinergias na área da saúde, a Biodecon pode contribuir para o controlo, redução e prevenção das IACS, um tema prioritário na área da Saúde em Portugal, que apresenta um potencial de poupança da ordem dos 140 milhões de euros, metade do valor gasto anualmente.

Boas práticasAI_imagem_institucional

Tal como o inovador Desafio Gulbenkian “STOP Infeção Hospitalar!” recentemente lançado em Portugal, surgiu em 2008 no Reino Unido o Healthcare associated Infections Technology Innovation Program inserido na estratégia “Clean, Safe Care”, com o objetivo de demonstrar como reduzir o problema – acelerar a adoção de novas tecnologias de combate às infeções e identificar as que assegurariam mais-valia e maior impacto – em sete centros hospitalares do país. Em 2004 o Department of Health no Reino Unido reuniu o Rapid Review Panel (RRP) para avaliar equipamento inovador, materiais e outros produtos, relativamente à sua mais-valia para o National Health System (NHS) e efetuar recomendações. Seis produtos a quem o RRP atribuiu nível máximo de recomendação – entre os quais a tecnologia com Vapor de Peróxido de Hidrogénio (VPH) da Bioquell, a única selecionada no âmbito da descontaminação – foram colocados nestas sete instituições por períodos até seis meses, durante os quais foi efetuada uma avaliação detalhada da sua utilização, características económicas e de adesão. A avaliação francamente positiva do VPH Bioquell constituiu a base para introdução desta tecnologia nesta amostra de sete centros hospitalares e em praticamente todos os demais hospitais do Reino Unido. A utilização regular de VPH constitui hoje o standard of care no NHS e contribuiu significantemente para a redução da infeção hospitalar ao longo dos últimos anos, detendo o Reino Unido actualmente dos índices mais baixos da Europa. A Biodecon oferece em Portugal o mesmo serviço que a Bioquell aplicou nos sete centros hospitalares showcase do Reino Unido: um serviço de biodescontaminação completamente assegurado pela empresa, incluindo equipamento, todos os consumíveis e equipa de técnicos de descontaminação especializados.

IMG_0778Principais produtos comercializados

Um dos principais produtos comercializados, a tecnologia de Vapor de Peróxido de Hidrogénio (VPH) patenteada pela multinacional Bioquell, constitui a referência mundial na erradicação de micro-organismos patogénicos e foi classificada como recomendação de categoria máxima pelo Rapid Review Panel do Department of Health do Reino Unido. Outro dos principais produtos é o POD, uma estrutura de fácil montagem e manutenção, construída à medida, ocupando o espaço de uma cama, que alia os benefícios de um quarto individual aos de uma enfermaria ou unidade de cuidados intensivos. Com pressão negativa, o POD é, desta forma, uma unidade de isolamento de doentes em risco ou contaminados, evitando a contaminação por contacto. Os PODs mantêm as opções de visibilidade e privacidade para o doente, conferindo-lhe um sentimento de espaço próprio e bem-estar. A par das boas práticas de controlo de infeção, estas estratégias de contenção e erradicação da contaminação podem constituir uma efetiva mais-valia na resposta a este grande desafio nacional.



Categoria: Empresa

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image