VISITA PRESIDENCIAL

11 de Maio de 2015

150316-PR-0136DESEMPENHO POSITIVO DA ECONOMIA PORTUGUESA

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, deslocou-se a Paris para uma visita à OCDE e para alguns encontros com o homólogo francês, empresários e comunidade portuguesa. Nesta sua deslocação, o Presidente da República foi acompanhado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e pelo secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, deslocou-se até Paris para uma visita à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e para encontros com o homólogo francês, François Hollande, empresários e comunidade portuguesa. Esta foi a primeira vez que Cavaco Silva se deslocou a França enquanto chefe de Estado. O programa teve início com uma visita oficial à OCDE, a convite do secretário-geral, Ángel Gurría. O Presidente da República manteve com ele uma reunião restrita, após a qual teve lugar um encontro com peritos da OCDE, onde se registou um debate sobre temas da atualidade económica mundial e portuguesa. Depois, o Presidente da República foi o convidado de uma reunião especial do Conselho da OCDE, durante a qual proferiu uma intervenção e dialogou com os representantes dos países membros. Ángel Gurría convidou ainda o chefe de Estado português para um almoço de trabalho. Mais tarde, na residência do representante permanente de Portugal junto da OCDE, embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, Cavaco Silva manteve um encontro com os altos funcionários portugueses daquela organização internacional. No mesmo dia, o Presidente da República teve oportunidade de se encontrar, à tarde, com a comunidade portuguesa residente em França. De destacar a presença de eleitos locais, presidentes de associações empresariais e dos deputados Paulo Pisco (PS) e Carlos Alberto Gonçalves (PSD), eleitos pelo círculo da Europa. Estima-se que o número de emigrantes portugueses registados ultrapasse um milhão.

150317-PR-0636Apostar no investimento

No dia seguinte teve lugar um pequeno-almoço de trabalho que reuniu empresários e investidores franceses, destacando-se a presença de representantes da operadora de telecomunicações Altice, que recentemente comprou a Portugal Telecom. Participaram na reunião presidentes executivos, diretores-gerais e diretores internacionais de empresas, de setores como a banca e fundos de investimento, indústrias aeroespacial e automóvel, energia e transportes, telecomunicações, energias renováveis, tratamento de resíduos, hotelaria, grande distribuição, consultoria e centros partilhados de serviços. O Presidente da República visitou também a delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian, onde se encontrou com personalidades portuguesas dos meios cultural, académico, científico e de investigação. Durante a visita, Aníbal Cavaco Silva percorreu a exposição Pliure. À tarde, o chefe de Estado teve um encontro restrito, no Palácio do Eliseu, com François Hollande, tendo recebido honras militares à chegada. No final do seu primeiro encontro com o homólogo François Hollande, Cavaco Silva afirmou que é necessário construir uma Europa mais solidária e inclusiva para combater problemas como o desemprego. “É necessária uma visão mais integrada e política, uma coordenação reforçada que permita corrigir os desequilíbrios”, concluiu.



Categoria: Em Destaque

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image

%d bloggers like this: