PIAGGIO AERO

16 de Fevereiro de 2011

O CÉU COMO LIMITE

Com uma história marcada pelo lançamento no mercado da scooter “Vespa”, a Piaggio dá também cartas no sector aeronáutico, sob a chancela da Piaggio Aero. A sua mais recente aposta, o P180 Avanti II, promete revolucionar.

 

A história da Piaggio Aero teve início em 1884, quando Rinaldo Piaggio abraçou o sector ferroviário, uma vez que no sector naval não obteve grandes resultados. O empresário começou por construir, em 1915, motores aeronáuticos e, 10 anos depois, seguiram-se os motores para aviões. As soluções inovadoras desenvolvidas pelo engenheiro Giovanni Pegna e por Giuseppe Gabrielli revelaram-se fundamentais para mais esta aposta da empresa. O resultado do desafio lançado por Rinaldo Piaggio foi a concepção do primeiro helicóptero, que, construído segundo padrões avançados para a época, apresentava um desempenho verdadeiramente espectacular. Foi o primeiro avião com asas de rotação, abrindo os céus aos helicópteros modernos.Depois da Segunda Guerra Mundial, cessados os bombardeamentos, o filho de Rinaldo, Enrico Piaggio, iniciou a reconstrução dos equipamentos que haviam sido destruídos praticamente na sua totalidade. Assim começou a célebre jornada da Piaggio no que toca a inovação e desenvolvimento, com o lançamento da “Vespa”, mas também com a criação de aviões de tecnologia avançada e aerodinâmica.

Em 1966, a empresa divide a sua produção em dois sectores: o da mobilidade pessoal – com a “Vespa” – e o da aeronáutica – com a produção de aviões, motores e componentes estruturais. Os estudos para o projecto P180 começaram em 1979 e duraram mais de 10 anos. E em 1990, o notável Piaggio P180 foi, finalmente, introduzido no mercado.  Em Novembro de 1998, a empresa de Rinaldo Piaggio foi adquirida por um consórcio de empresários liderado por Di Mase e pela família Ferrari. Com o nome alterado para Piaggio Aero Industries, tornou-se, em poucos anos, líder na produção de aviões executivos. (…)



Categoria: Em Destaque

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image