BMW GUGGENHEIM LAB

6 de Dezembro de 2011

ARTE PARA TODOS

Numa iniciativa global, que tem por objectivo explorar a vida urbana, foi inaugurado no passado dia 3 de Agosto, em Nova Iorque, o BMW Guggenheim Lab. Teve assim início uma tournée mundial, que terá a duração de seis anos, sendo Berlim e Mumbai os próximos destinos. Esta é uma aposta da BMW que, em conjunto com a fundação Guggenheim, desenvolveu este projecto arrojado.

 

Num local entre dois prédios, em Nova Iorque, onde anteriormente existia um terreno baldio, surgiu o BMW Guggenheim Lab, que funciona simultaneamente como fórum público e centro comunitário. Este espaço oferece programas gratuitos que têm como objectivo explorar os desafios das cidades de hoje, dentro de uma estrutura móvel inovadora, concebida exclusivamente para abrigar uma experiência urbana. Mas a aposta não se fi ca por aqui, uma vez que o laboratório vai percorrer, durante os próximos seis anos, nove cidades. A cada uma delas será atribuído um tema e estrutura distintos, de modo a despertar, nos habitantes, a consciência sobre alguns desafi os globais importantes, produzindo benefícios sustentáveis para várias cidades no mundo inteiro. Este primeiro laboratório tem entrada gratuita e está aberto ao público de quarta-feira a domingo, entre 3 de Agosto e 16 de Outubro. Os visitantes poderão participar em mais de 100 programas relacionados com o tema “Confronting Comfort” (Confrontando o conforto), incluindo workshops, experiências, discussões, visionamento de filmes e tours ao ar livre. Existe ainda um café gerido pelo famoso restaurante de Brooklyn, o Roberta’s. A organização do BMW Guggenheim Lab está a cargo de David van der Leer, curador assistente de Arquitectura e Estudos Urbanos, e de Maria Nicanor, curadora assistente de Arquitectura, ambos do Museu Solomon R. Guggenheim.

 

Experiência interessante

Um dos componentes centrais do laboratório é o Urbanology (Urbanologia), um jogo de grupo que se pode desenrolar tanto no local como on-line. Os participantes assumem papéis em cenários criados para a transformação de uma cidade, lutando por ensino, habitação, assistência médica, sustentabilidade, infra-estruturas e mobilidade, criando uma cidade de acordo com as suas necessidades.



Categoria: Em Destaque

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image

%d bloggers like this: