VOLVO OCEAN RACE

10 de Julho de 2015

VOR_150606_pinto_8015A MAIOR REGATA OCEÂNICA DO MUNDO

Lisboa despediu-se da Volvo Ocean Race, depois de 14 dias com muitas atividades, regatas locais e animação na Doca de Pedrouços, em Algés. A frota de veleiros VO65 partiu para Lorient (França), na 8.ª etapa da maior regata à volta do mundo, mas quatro equipas mantêm a operação logística e base de treinos em Portugal.

Foram milhares as pessoas que quiseram aplaudir, junto aos cais da Race Village, os velejadores que protagonizaram o desfile oficial das tripulações e que se dirigiram para os barcos com família e amigos para darem início à penúltima e mais curta etapa da competição. Enquanto decorriam os últimos preparativos para a partida das embarcações, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e a diretora do stopover de Lorient, Dominique Narbey, trocaram as bandeiras nacionais de Portugal e França, numa cerimónia de passagem do testemunho. As sete equipas participantes iniciaram a prova, percorrendo o rio Tejo até ao Terreiro do Paço, local onde inverteram o sentido rumo ao Atlântico, para seguirem até à próxima paragem. O rio encheu-se de centenas de barcos e amantes da vela que vieram acompanhar o início da regata e despedir-se dos velejadores da Volvo Ocean Race. De Algés à Baixa de Lisboa, o público encheu as margens do rio Tejo para ver pela última vez as embarcações da maior regata à volta do mundo.

Balanço finalVOR_150607_pinto_0094

O balanço final da Volvo Ocean Race em Portugal é positivo e os preparativos para a próxima edição já estão em marcha. Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, anunciou já que o estaleiro naval oficial da Volvo Ocean Race – The Boatyard – permanecerá em Lisboa. Também quatro equipas da Volvo Ocean Race – Team Alvimedica, Abu Dhabi Ocean Racing, Team SCA e Team Vestas Wind – manterão uma parte da sua operação logística com base em Lisboa. A próxima edição da Volvo Ocean Race terá lugar em 2017/18, com o stopover de Lisboa já garantido no mapa.



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image