PRAIAS

29 de Julho de 2015

Praia Porto Novo Ô Golf MarAS MELHORES PRAIAS DO MUNDO

Do Brasil à Grécia, passando por Espanha, Portugal e até Inglaterra. Nos rankings deste ano há praias lindíssimas e vai querer visitar cada uma delas.

Sol, calor e chinelo no pé. Para a equação ficar perfeita neste verão, fica só a faltar a praia. E na hora de escolher onde estender, este ano, a sua toalha, dê primeiro uma olhadela pelos rankings que foram saindo com as melhores praias. Tem várias opções, mas em primeiro lugar é preciso definir o critério. Se a ideia é alargar horizontes e descobrir destinos verdadeiramente exóticos, então o ideal é olhar para a lista das melhores praias do mundo do TripAdvisor. Se tem que restringir o seu raio de ação à Europa, podemos percorrer as melhores praias do Velho Continente. Se a crise chegou ao seu bolso e este ano as férias são cá dentro, pegue no carro e vá à descoberta das melhores praias pela nossa costa lusitana. Vamos sonhar alto e percorrer os 10 melhores paraísos de águas azuis no planeta. O sotaque é diferente, mas não terá dificuldade em fazer-se entender naquela que é considerada a melhor praia do mundo: baía do Sancho, em Fernando Noronha, Brasil. Com uma “vista paradisíaca”, esta praia é a preferida dos viajantes do TripAdvisor. Isolada e protegida por uma falésia e vegetação, prima pela sua areia branca e o mar verde-esmeralda. O segundo lugar é ocupado por Grace Bay nas ilhas Turcas e Caicos, com o seu areal de areia fina e água turquesa. Em pleno Caribe, é um destino pouco conhecido em Portugal, mas que começa a estar muito na moda, sobretudo para quem gostar de mergulho, já que tem alguns dos mais belos corais do mundo.

Um paraíso de más memórias

Mas é a medalha de bronze que vai fazer pensar muitas pessoas: praia dos Coelhos, em Lampedusa, Itália. Um local que tem feito correr muita tinta nos últimos meses por motivos bem mais negros e tristes do que esta maravilha da natureza. Com as cores do Caribe, esta praia em plena Europa tem sido por diversas vezes eleita nestes rankings como uma das melhores do mundo, muito por culpa das suas águas límpidas, pelo ambiente sossegado e as rochas que formam ali um cenário deslumbrante. A seguir aparecem a Playa Paraiso, em Cuba, e Illetes, em Formentera. Esta última fica a poucas horas de avião de Lisboa, com águas que misturam vários tons de azul e verde, quentes e a que se tem acesso através de um parque protegido e pago. Anse Lazio, nas Seychelles, White Beach, nas Filipinas, Flamenco, em Porto Rico, e Whitehaven Beach, na Austrália, são as senhoras que se seguem. Mas o top 10 só fica completo com um paraíso aqui bem perto e num país que também tem estado nas bocas do mundo: Elafonissi, na Grécia, com a famosa areia rosa de Creta. O acesso é difícil, segundo os viajantes, mas a beleza desta praia parece valer cada buraco na estrada. Se olharmos para o ranking pensando apenas nos destinos europeus, podemos ficar surpreendidos com o 4.º lugar, já que quando pensamos em terras de Sua Majestade, não são propriamente as praias que nos vêm ao pensamento. Mas Woolacombe (North Devon) atinge esse feito. O areal é escuro, mas a praia inglesa é conhecida pelas condições favoráveis para o surf. Fica no fundo de um vale, o que lhe dá o encanto principal.

As belas portuguesasMartinhal_Creditos Helio Ramos

Mas a lista também inclui praias portuguesas, como a Dona Ana, no Algarve, em 20.º lugar, situada entre falésias e com ótimas condições para a prática do mergulho. Em 21.º está a praia da Falésia, em Albufeira, com um areal a perder de vista e com excelentes infraestruturas de apoio. Se retirarmos da lista apenas as praias nacionais, podemos ainda escolher para uns dias de sol e calor a praia da Marinha (Carvoeiro), Guincho, Meia Praia (Lagos), Olhos d’Água (Albufeira), Odeceixe, praia da Rocha (Portimão), do Barril (Tavira) e Nazaré. Estas são as escolhidas por mais de 160 milhões de avaliações dos utilizadores do TripAdvisor, mas há quem tenha dados diferentes. É o caso da European Best Destinations, que pediu a 10 mil turistas para eleger as melhores praias da Europa em 2015. No top 15 ficaram duas portuguesas: a praia da Marinha, mais uma vez, mas agora em 6.º lugar, e Miramar, em Vila Nova de Gaia, na 10.ª posição, distinguida também pela particularidade de ter a capela do Senhor da Pedra, construída sobre um rochedo há mais de 300 anos em forma de agradecimento, na sequência de um milagre que salvou um grupo de pescadores. Quanto à praia da Marinha, que aparece nos dois rankings, tem sido apontada ao longo dos anos como uma das mais emblemáticas do país e, por isso, usada em muitas das campanhas promocionais do país. Distinguida como “Praia Dourada” pelo Ministério do Ambiente, em 1998, pelos seus valores naturais singulares, é também uma das 100 melhores praias do mundo no famoso Guia Michelin. As altas falésias e uma água de qualidade ímpar são duas das principais características desta bela praia do concelho de Lagoa, no Algarve. Se ainda não tem planos para estas férias, fica aqui com uma lista bem grande de destinos a não perder, só tem que definir o critério e… aproveitar.



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image