NETFLIX

4 de Agosto de 2016

bannerFILMES E SÉRIES SEMPRE DISPONÍVEIS

Ativo desde 2007 nos EUA, o Netflix é um serviço de streaming de televisão, dedicado a filmes e séries. Com mais de 65 milhões de subscritores em mais de 50 países, em Portugal, está disponível desde 2015.

Introduzido em Portugal em 2015, o Netflix é em tudo semelhante aos serviços de streaming de música, como o Spotify, TIDAL ou Apple Music. Por uma mensalidade, o utilizador acede aos conteúdos oferecidos pelo serviço, que é distribuído via internet. Basicamente, através do Netflix é possível ver filmes e séries quando o utilizador quiser, sem esperar pelo “direto”, à semelhança do que já acontece com a televisão por cabo. A qualidade de imagem, que pode chegar ao ultra HD, é uma das grandes vantagens. De referir que a alta definição (HD, 720p ou 1080p) é diferente do 4K (2160p), pelo que poderá ajustar o tarifário aos dispositivos que tem em sua casa. O Netflix recorre à ligação de internet doméstica e funcionará melhor tanto quanto mais rápida for a velocidade contratada. Por exemplo, uma ligação de internet por fibra ótica dá garantias, à partida, de uma melhor qualidade de imagem. Contudo, o streaming vai-se ajustando à velocidade disponível, podendo passar de HD para uma qualidade inferior se a velocidade da internet diminuir – o que acontece, por exemplo, nas ligações Wi-Fi, em que o sinal pode ser mais fraco em determinadas divisões da casa. É possível visionar as séries e os filmes em diferentes dispositivos, através dos quais acede ao serviço. Por exemplo, um televisor, um computador ou um tablet. O acesso pode ser feito através do browser ou de apps. Dispositivos como a Apple TV ou o Chromecast permitem passar séries e filmes da internet para o televisor (alguns já permitem acesso direto à rede, dispensando processos intermediários).

Algumas desvantagensnetflix-screenshot

A atualidade dos conteúdos é uma das desvantagens deste serviço, uma vez que não é possível assistir aos filmes que acabaram de estrear no cinema. O mesmo acontece com as séries televisivas, nomeadamente com alguns conteúdos de produção própria que tornaram o Netflix mundialmente famoso. Estas decisões estão relacionadas com as negociações entre o Netflix e os canais de televisão dos diferentes países europeus. As séries que são produzidas fora do Netflix também podem demorar a chegar, à semelhança do que acontece com os canais de televisão por cabo, pelo que não notará grande diferença em relação ao que já existe – além, claro, das séries de produção própria. Para que possa desfrutar de todos os conteúdos, o Netflix oferece-lhe a possibilidade de experimentar o serviço, durante um mês, de forma totalmente gratuita.



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image