MUNDO EMPRESARIAL

9 de Maio de 2012

AS EMPRESAS MAIS ADMIRADAS DO MUNDO

 

As tecnológicas norte-americanas lideram o top ten do ranking da Fortune, com a Apple em primeiro lugar pelo quinto ano consecutivo.

 

Steve Jobs, Ipad, Iphone, Ipod, MacBooK… não há dúvida de que existem palavras neste mundo que valem só por si e que ganharam um estatuto de excelência em qualquer pontinho do globo. Por isso mesmo, talvez não seja de estranhar que a Apple continue a liderar pelo quinto ano consecutivo a lista da Fortune das empresas mais admiradas do mundo. A empresa da maçã, como muitos lhe chamam, não parece ter sido afetada pela morte do seu cofundador Steve Jobs. As receitas anuais da Apple subiram para os 108 mil milhões de dólares, devido ao aumento de 81% nas vendas do iPhone, e a uma subida de 334% nas vendas do iPad, dado o sucesso da transformação do iPad2. As ações aumentaram 75%, para os 495 dólares. Segundo a Fortune, a Apple ficou em primeiro lugar em todos os requisitos avaliados: inovação, gestão de pessoas, utilização de ativos corporativos, responsabilidade social, qualidade da gestão, solidez financeira, qualidade dos produtos e serviços e competitividade global.

As gigantes tecnológicas dominam o ranking com quatro presenças num top 10 dominado na totalidade por empresas norte-americanas. Na segunda posição está a Google. No ano em que Eric Schmidt passou a liderança da empresa para as mãos do cofundador Larry Page, a Google andou nas compras. Gastou 12,5 mil milhões de dólares na Motorola Mobility e 125 milhões na Zagat e viu o sistema Android dominar o mercado. (…)



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image