INSTANT ARTICLES

29 de Julho de 2015

ARTICLENOTÍCIAS AO SEGUNDO

Eram já muitos os que recorriam ao Facebook para ter acesso às notícias de última hora, partilhadas por jornais ou canais de televisão através das suas páginas. A rede social deu, agora, um passo para tornar a experiência mais rápida e interativa e lançou a funcionalidade Instant Articles, que permite que os editores criem artigos mais rápidos e interativos.

No âmbito de uma parceria estabelecida com o Facebook, nove editores passam a publicar diretamente conteúdos noticiosos na rede social a que se pode aceder nos dispositivos móveis de uma forma 10 vezes mais rápida e com uma leitura mais simples. Os rumores de que o Facebook pretendia ter notícias diretamente na sua página já se arrastavam há muito e a empresa de Mark Zuckerberg encerrou o assunto com o anúncio de uma parceria com os norte-americanos The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC e The Atlantic e os europeus The Guardian, BBC News, Spiegel e Bild, cujos artigos selecionados podem ser consultados através da app do Facebook para iPhone. Numa altura em que cada vez mais pessoas acedem a notícias nos seus dispositivos móveis e muitos dos utilizadores da rede social partilham conteúdos noticiosos a partir do seu perfil, principalmente através da aplicação do Facebook para smartphones e tablets, era necessário criar uma aplicação deste género. A empresa fez as contas e diz que, em média, são precisos oito segundos para descarregar uma notícia e ter acesso à mesma. Com a nova função, a experiência de leitura torna-se até 10 vezes mais rápida do que nos tradicionais artigos para web móvel, deixando de ter que se abrir notícias em sites externos à rede social.

A pensar nos editores

Os editores têm a possibilidade de tornar os seus conteúdos interativos, através de fotografias, vídeos, mapas ou áudio, com contributos para o artigo do próprio jornalista ou de uma das pessoas visadas na notícia ou reportagem. A parceria torna-se mais interessante para os nove editores que embarcam nesta aventura, uma vez que esses têm a possibilidade de vender publicidade juntamente com os artigos que publicam através da rede social. Para a estreia de Instant Articles, foi lançada uma série especial de artigos do The New York Times, BuzzFeed, National Geographic, NBC e The Atlantic. Para já, os nove editores pretendem publicar poucos artigos por semana, uma situação que poderá ser alterada consoante o feedback inicial. Com mais de 1400 milhões de utilizadores em todo o mundo, grande parte a aceder à rede social em smartphones, o Facebook reúne a atenção que qualquer negócio deseja.



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image