INOVCITY

6 de Dezembro de 2011

ÉVORA: CIDADE SUSTENTÁVEL

InovCity é o projecto pioneiro que a EDP lançou em Évora, com o objectivo de promover a sustentabilidade e as energias renováveis. Poupança e eficiência energética  são as palavras de ordem.

 

Património Mundial da Humanidade, Évora é a primeira cidade portuguesa a receber uma rede inteligente de energia. Trata-se do projecto da EDP denominado InovCity, uma rede que, ao potenciar a efi ciência energética, a microprodução e a mobilidade eléctrica, pretende ser um exemplo de sustentabilidade para todo o País. O projecto foi lançado no ano passado, aliando a este novo conceito de distribuição e produção de electricidade o facto de Évora comemorar o centenário da sua electrificação. O grande objectivo é dotar a rede eléctrica de informação e equipamentos capazes de automatizar a gestão das redes, melhorar a qualidade de serviço, diminuir os custos de operação, promover a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental e potenciar a penetração das energias renováveis. Para este ano de 2011 está previsto que o investimento da EDP atinja os 10 milhões de euros neste projecto que já abrange 27 mil dos 31 mil habitantes previstos da cidade.

 Uma parceria para a poupança

Em parceria com a EDP Inovação, Lógica, INESC Porto, Efacec, Janz e Contar, a utilização desta rede permite controlar e gerir, ao momento, o estado de toda a rede de distribuição de electricidade, diminuendo significativamente o tempo de duração de eventuais interrupções de serviço. Além disso, o próprio cliente pode ter um papel activo na gestão diária dos seus consumos, contribuindo assim para a redução da factura energética.



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image

%d bloggers like this: