IATE DESPORTIVO

3 de Março de 2017

Iate Lexus1DESBRAVAR O MAR

A Lexus revelou recentemente o protótipo de um iate desportivo. Apresentado em Miami por Akio Toyoda, chief branding officer da marca, o protótipo deixa a antevisão de como um iate de desempenho premium pode levar a Lexus a apostar em novas áreas como o lazer e o lifestyle.

Há alguns anos, o Departamento Náutico da Toyota convidou Akio Toyoda a experimentar a nova gama de iates premium Ponam, prestes a ser lançada no Japão. Como navegador exímio, Akio Toyoda sentiu-se inspirado pela poderosa motorização, pela facilidade de manobra e pela estabilidade do casco. Como chief branding officer da Lexus International, ficou seduzido pelo potencial de um elegante iate premium que complementasse o estilo de vida Lexus e que permitisse que a marca apostasse em novas áreas de negócio, como o lazer e o lifestyle. O Departamento Náutico tratou então de começar a desenvolver um iate premium e, no início deste ano, apresentou o protótipo do Lexus Sport Yacht. Trata-se de um iate desportivo com capacidade de seis a oito passageiros, ao estilo Lexus, alimentado por dois motores V8 Lexus de alto desempenho. O iate desportivo da Lexus une o deck superior e o casco exterior de forma perfeita, em torno da estrutura interna. Cada peça é um único composto maciço de resina epoxy reforçada com duas camadas de poliuretano e fibra de carbono, um composto de plástico e fibra de carbono, ou CFRP. CFRP é a tecnologia usada na estrutura de automóveis de competição de supercarros como o Lexus LFA, aeronaves de alto desempenho, esquis, bicicletas e veleiros de competição. O composto exclusivo de CFRP do iate desportivo da Lexus permite poupar quase 1000 kg em comparação com um iate similar em plástico reforçado com fibra de vidro (FRP). O projeto do casco subaquático é prensado, de modo a diminuir e melhorar o equilíbrio nas manobras em altas velocidades.

Motores LexusIate Lexus V8s

O protótipo é alimentado por dois motores Lexus V8 de 5.0 litros inspirados no motor de alto desempenho 2UR-GSE, presente no coupé Lexus RC F, no sedan desportivo GS F e no novo grand tourer LC 500. Cada motor produz mais de 440 cv/ 446 DIN hp/ 328 kW de potência, elevando a velocidade do iate até 49 milhas por hora (43 nós), recorrendo a um par de motores hidráulicos controlado por drives interiores e exteriores. Todas as manobras podem ser auxiliadas por um joystick.

Iate Lexus2No interior

O capitão controla e monitoriza os sistemas de bordo a partir de um colorido painel touchscreen junto ao leme. Os painéis mostram a navegação GPS, gráficos digitais, radar de superfície, sonar subaquático, sistemas de iluminação, sem esquecer o sistema de entretenimento. O assento do capitão é ajustável e os braços dobram-se de modo a servirem de assento para convidados muito especiais. A convidativa cabina de passageiros na frente é revestida de couro luxuoso Lexus e detalhes de madeira e vidro. Tem altura para que se possa circular de pé, é composta por um sofá de seis lugares com uma mesa e tem ar condicionado, o que proporciona um ambiente agradável. A galeria vem equipada com um fogão de dois bicos, um lavatório e um frigorífico encastrado, bem como um chuveiro. Um sistema de entretenimento de áudio e vídeo está totalmente integrado em rede: 4G, Wi-Fi e WAN. A reprodução de som é feita por drivers de superfície Revolution Acoustics, usando o painel de teto como transdutor, e distribuída por um amplificador digital Mark Levinson®.



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image