FESTIVAIS NÓRDICOS

4 de Outubro de 2017

CELEBRAR A ESTAÇÃO

Diferentes tipos de sons compõem os vários festivais de outono que têm lugar nos países nórdicos. Venha descobri-los.

 

 

 

Festival de Cinema de Estocolmo

Suécia

Tendo mostrado cerca de 2 mil filmes de todo o mundo desde o seu modesto início em 1990, o Festival de Cinema de Estocolmo merece ser visitado. E embora o cartaz deste ano ainda não tenha sido comunicado, a seleção será certamente ampla e diversa. Para além das exibições, existem também minitestes sobre os filmes, festas, seminários e conversas com atores e realizadores.

Quando: 8 a 19 novembro

 

Noite de Cultura, Copenhaga

Dinamarca

Numa cidade onde as lojas e os museus fecham relativamente cedo, e onde, nesta altura do ano, os habitantes tendem a ficar dentro de casa, procurando refúgio das primeiras tempestades do outono, a Noite de Cultura anual (Kulturnatten) destaca-se como algo bastante especial. Nesta noite, as lojas e os museus estão abertos até tarde, muitas instituições normalmente fechadas ao público abrem as suas portas, e há espetáculos a decorrer por toda a cidade. Desde visitas a submarinos a exposições de arquitetura e design, existem atividades para todos os gostos.

Quando:13 de outubro

 

Define Festival, Sønderborg

Dinamarca

O Define Festival traz a vanguarda à cidade de Sønderborg, no Sul da Dinamarca. Este é um festival curto, mas bom na interseção da música clássica e eletrónica. O cúmulo de estilos é um tributo à herança musical do passado e uma chamada mobilizadora pelas produções novas e experimentais que desafiam a paisagem musical existente. O Define oferece também workshops, instalações, palestras e outras atividades, de forma a tentar construir um diálogo interativo em torno de novas formas de produção musical.

Quando:10 a 12 novembro

 

DølaJazz – Festival de Jazz de Lillehammer, Lillehammer

Noruega

O Dølajazz – Festival de Jazz de Lillehammer é um dos grandes festivais da Noruega e teve início em 1978. Conhecido pelo seu intimismo, o evento tem um público-alvo amplo e foca-se em fazer a ponte entre o intérprete e o ouvinte. Para além da música, existem seminários como o Jazzincubator – uma plataforma de desenvolvimento que conecta intérpretes estabelecidos com outros emergentes, numa tentativa de desenvolver o género.

Quando:19 e 20 outubro

 

Festival de Música do Mundo de Oslo

Noruega

Sons quentes e ritmos sensuais aquecem Oslo em outubro durante o Festival de Música do Mundo. O festival apresenta música de todos os cantos do mundo, incluindo géneros como house sul-africano ou hip hop com beat sampling oriental. A seleção de artistas deste ano é, como manda a tradição do Festival de Música do Mundo de Oslo, uma mistura vivaz de trovadores ecléticos de toda a parte.

Quando: 31 outubro a 4 novembro

 

Tampere Jazz Happening, Tampere

Finlândia

Os aficionados de jazz contemporâneo vão encontrar uma apreciação cativante deste género musical no Tampere Jazz Happening. Um cartaz de grande relevo, composto tanto por artistas locais como internacionais, vai aquecer os festivaleiros enquanto o vento outonal finlandês se faz ouvir.

Quando: 2 a 5 novembro

 

PianoEspoo, Espoo & Helsínquia

Finlândia

Os amantes do piano podem desfrutar de um festival focado inteiramente neste instrumento, este novembro, em Helsínquia e Espoo – a segunda maior cidade da Finlândia. Este evento bienal, aberto a mestres e a recém-chegados, proporciona um fórum relaxante, através do qual clássicos do piano do passado e do futuro podem receber novo ímpeto. Decorrendo em diferentes espaços em ambas as cidades, o PianoEspoo é uma ótima oportunidade para explorar várias instituições culturais reverenciadas, algumas das quais só estão abertas ao público durante eventos como este.

Quando: 3 a 19 novembro

 

Iceland Airwaves, Reykjavik

Islândia

O Iceland Airwaves é o grande festival de música do país. Espalhado por múltiplos espaços em Reykjavík, ao longo de cinco dias, o festival aposta na música nova islandesa e internacional e o seu ambiente íntimo é bastante aliciante para os novos talentos que ainda não chegaram aos grandes palcos. Hatari, Bistro Boy e Pink Street Boys são alguns dos nomes no cartaz deste ano.

Quando: 1 a 5 novembro



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image