EXPERIÊNCIA MUSICAL

10 de Agosto de 2018

Do terramoto que sacudiu Lisboa em 1755, pouco resta. Contudo, foram recentemente redescobertos, pelo luthier português Adriano Sérgio, alguns barris que pertenceram ao marquês de Pombal. Feitos de madeira exótica, são um material de excelência para a construção de instrumentos musicais. A sua existência ganha uma nova vida.

Em 1755, Lisboa foi sacudida e quase totalmente destruída por um dos maiores terramotos de que há registo. O acontecimento teve um enorme impacto por toda a Europa, servindo de acelerador para o abrangente movimento histórico em que se transformou o Iluminismo. Foram exploradas novas ideias, e a destruição do porto de Lisboa levou aos primeiros exemplos de solidariedade entre nações europeias. Há incontáveis testemunhos do signicativo impacto que este desastre natural teve nas mentalidades europeias, cujo eco ainda se faz sentir na forma como vivemos hoje. Pouco sobreviveu ao terramoto, e entre estas preciosidades históricas existe um conjunto de barris de vinho que pertenceram ao marquês de Pombal. Os barris foram recentemente redescobertos pelo luthier português Adriano Sérgio. São feitos de madeiras exóticas e constituem um material de excelência para a construção de instrumentos musicais, que também ficarão impregnados de um valor histórico precioso. É aqui que a sua existência ganha uma nova vida. Quatro dos melhores construtores de guitarras do mundo – Claudia and Claudio Pagelli, Michael e Tania Spalt, Nik Huber e Ulrich Teuffel –, que trabalharam para artistas como ZZ Top, Kirk Hammett dos Metallica, George Benson e outros, propuseram-se a desenhar e criar uma série de instrumentos únicos feitos da madeira desses barris, inspirados pela época histórica e os acontecimentos consequentes do grande sismo.

APRESENTAÇÃO FORMAL

Para dar a conhecer o resultado das suas criações, haverá uma apresentação, entre os dias 21 e 23 de setembro, na quinta do marquês de Pombal, em Oeiras. A apresentação insere-se na comemoração do 110.º aniversário do estabelecimento da Denominação de Origem Certificada da região vinícola de Carcavelos. O evento conta com o apoio da BMW Portugal e dos Vinhos de Carcavelos.



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image