CSI 5

2 de Agosto de 2017

IMG_3072ELITE DO HIPISMO

Cascais foi palco, pelo 12.º ano consecutivo, do evento hípico de saltos de obstáculos de mais elevado nível que se realiza em Portugal, o CSI 5*, uma das etapas do conceituado circuito mundial, o Longines Global Champions Tour. Uma vez mais a Mercedes-Benz foi patrocinadora do evento.

Por volta do final do século XIX, Cascais, por influência da realeza, nomeadamente através do rei D. Luís, que fez da Cidadela de Cascais a sua residência de verão, sofreu alterações profundas quer nas infraestruturas locais (intervenções urbanas ao nível da construção de palácios e chalés, bem como da construção da rede viária), quer nos hábitos e vivências dos seus habitantes, pela permanência de tão ilustres veraneantes, começando, a partir dessa altura, a ser conhecida pela Riviera portuguesa. O Forte da Cidadela foi transformado em residência real, construiu-se um casino, uma estância termal, luxuosos hotéis e inaugurou-se o Sud-Express, um famoso serviço ferroviário ligando Paris ao Estoril. Mais tarde, no início dos anos 30 do século passado, Estoril e Cascais começaram a ser conhecidos pela Costa do Sol, o que originou a criação da zona turística com sede em Santo António do Estoril. Entre as duas guerras mundiais, e particularmente durante a Segunda Guerra Mundial, o Estoril tornou-se um destino de eleição para a aristocracia europeia fugida aos horrores e perseguições da guerra, destacando-se, entre muita gente ilustre, famílias reais europeias que fizeram da região do Estoril o seu destino de exílio. Estas personalidades, conhecidas e reconhecidas, deixaram por aqui marcas da sua passagem. Com um valor inestimável no contexto internacional, Cascais acolhe alguns dos mais importantes eventos a nível europeu. Um dos mais importantes é, sem dúvida, o CSI 5*, uma das etapas do conceituado circuito mundial Longines Global Champions Tour.

Etapa em destaqueIMG_0069

O CSI 5* Longines Global Champions Tour regressou, pelo 12.º ano consecutivo, a Cascais, tendo decorrido em simultâneo a competição de equipas, a Global Champions League. O Hipódromo Manuel Possolo recebeu, nos três dias do evento, 50 cavaleiros de várias nacionalidades, entre os quais os portugueses Luciana Diniz, Duarte Seabra, Luís Sabino Gonçalves, António Matos Almeida e Mário Wilson Fernandes. Marcaram ainda presença nomes da elite do hipismo mundial, como Scott Brash, Alberto Zorzi, Bertram Allen, Marco Kutscher, Jos Verloy, Marcus Ehning, Michael Van Der Vleuten, Harrie Smolders e Gregory Wathelet, entre outros. O primeiro dia de provas arrancou com a competição Tabela A – duas fases, às 10h00, tendo-se realizado a 1.ª classificativa da Global Champions League pelas 20h00. De salientar que a Global Champions League (GCL), que faz parte do circuito mundial de hipismo, é composta por 18 equipas, com cavaleiros de diferentes nacionalidades a competir num formato único, que se manterão inalteradas até ao final da temporada. A etapa do Longines Global Champions Tour Cascais-Estoril teve como diretor Duarte Nobre Guedes, e atribuiu um total de 1,4 milhões de euros em prémios.

IMG_0195Resultados em revista

Este ano a formação México Amigos foi a vencedora da 2.ª classificativa da Global Champions League. A disputa da prova ficou marcada pela magnífica atuação desta equipa, que, com 143,45 segundos e 4 penalidades, garantiu o 1.º lugar. Em 2.º lugar classificaram-se os Paris Panthers (155,88 segundos e 8 penalidades), e a fechar o pódio, em 3.º lugar, a equipa Valkenswaard United (139,96 segundos e 12 penalidades). Esta equipa, apesar do 3.º lugar alcançado em Cascais, segue no 1.º lugar do ranking da Global Champions League, com 170 pontos. Já na prova individual desta classificativa, o grande vencedor foi o espanhol Sergio Alvarez Moya, que, com o seu cavalo Carlo foi primeiro, sem quaisquer penalidades, com 65,15 segundos de tempo gasto. Esta etapa do maior circuito mundial de hipismo terminou com o Grande Prémio, a última prova, em que se sagrou vencedora a israelita Danielle Goldstein, montando Lizziemary, com um percurso excecional de 45 segundos e 56 centésimos. O Longines Global Champions Tour tem ainda mais seis etapas pela frente, terminando em novembro deste ano.



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image

%d bloggers like this: