CONFERÊNCIA ANUAL DO TURISMO

5 de Junho de 2015

LAB_8112DEBATER TENDÊNCIAS

O Funchal recebeu a IX Conferência Anual do Turismo, organizada pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas. Vários especialistas debateram as “Tendências do Turismo”, neste evento que contou com a presença de mais de 800 participantes.

O Centro de Congressos da Madeira serviu de palco para a realização da IX Conferência Anual do Turismo. O evento, organizado pela Delegação Regional da Madeira, foi subordinado ao tema “Tendências do Turismo” e contou com a participação de oradores de renome, no plano nacional e internacional, e com a presença de figuras destacadas do Governo Regional, designadamente o secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque. No seu discurso de abertura da cerimónia, o presidente do Governo Regional da Madeira afirmou que pretende criar uma Lei de Bases do Turismo da Madeira, ouvindo os intervenientes no setor. Miguel Albuquerque garantiu que esse será um dos objetivos deste mandato: “O Turismo é uma indústria central e fundamental para o futuro da Madeira; todas as questões relacionadas com o Turismo são transversais.” André Barreto, presidente do Secretariado Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, que também participou na sessão de abertura, reafirmou, durante a sua intervenção, a importância do turismo para a Madeira: “temos de olhar para o nosso destino com espírito crítico, o Turismo é o motor do nosso crescimento”.

Debater para construirLAB_2256

O evento dividiu-se em três painéis, começando com “O cliente do futuro”, que teve como temas “A Economia da felicidade” e “Baby Boomers versus Millennials”. O segundo painel, intitulado “Os desafios”, teve como temas “Ao nível do transporte aéreo”, “O ‘novo’ alojamento” e “Para além do digital”. Por fim, o terceiro painel, “Wellness como macrotendência global”, teve como temas “O exemplo da Costa Rica”, “O ecossistema Wellness – a nova fronteira” e “Recursos Naturais da RAM para turismo de saúde e bem-estar”. O Turismo, um dos setores mais importantes da economia portuguesa, representa cerca de 8% do PIB nacional e 20% do PIB da Madeira, movimentando mais de 13 milhões de turistas por ano, dos quais cerca de um milhão naquela região autónoma. Portugal, que se encontra entre os 15 países com maior procura turística em todo o mundo, goza de um grande prestígio mundial, tendo, nos últimos anos, assistido a grandes mudanças e investimentos realizados no setor. A Madeira é um dos destinos portugueses que lidera o ranking nacional dos mais visitados. Pensar sobre o Turismo e sobre as temáticas que lhe estão associadas é, por tudo isto, algo que se reveste de grande importância.



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image