APP TURISMO

5 de Julho de 2016

Imagem1EXPERIÊNCIA DE TURISMO

A Associação Turismo de Lisboa vai lançar, em colaboração com a LITS ebusiness, uma app que chegou para melhorar a experiência de cada turista, personalizando-a. A maior inovação é, sem dúvida, a plataforma de gestão do turismo da cidade, na qual todos os associados da ATL poderão participar e assim obter vantagens.

Definindo-se muito mais do que uma app, o novo projeto que a Associação Turismo de Lisboa desenvolveu em colaboração com a LITS ebusiness apresenta como principal inovação a plataforma de gestão do turismo da cidade, em que no futuro todos os associados poderão participar e ter vantagens reais a nível de receitas, qualidade de serviço e eficiência das suas operações. Tal como revela David Bernardo, managing partner da LITS ebusiness, este é um projeto “que vai crescer bastante nos próximos anos” e que pretende, sobretudo, “continuar o grande crescimento qualitativo do turismo em Lisboa”. De entre as principais características diferenciadoras desta nova aposta, destaque para o acompanhamento de todo o tourist journey – a maioria das plataformas foca-se numa só área –, e isso verifica-se, por exemplo, com vários sites de outras capitais europeias. Por outro lado, o site Visit Lisboa foi completamente redesenhado para inspirar mais os turistas quando estes estão a planear a sua viagem. Para isso, foi produzida e atualizada uma grande quantidade de conteúdos sobre Lisboa. O site e a app estão pensados para que os turistas partilhem as suas experiências nas redes sociais e com os amigos, uma vez que não existe melhor promoção que a recomendação de alguém próximo. Em termos gerais esta nova plataforma digital apresenta como principais objetivos melhorar a experiência de cada turista, melhorar a qualidade dos serviços de turismo, reforçar a promoção das diferentes áreas da Região de Lisboa, criar ferramentas de informação e ação em tempo real, aumentar o número de turistas em toda a região.

Vantagens para os associadosIMAC LISBON (1)

Apresentando uma estratégia totalmente inovadora, a nova plataforma pressupõe que todos os associados se juntem ao sistema e tenham vantagens claras com isso. Numa fase inicial vão ser melhoradas as recomendações ao turista e vai ser feita a promoção da região como um todo. Numa próxima fase a ideia será integrar os sistemas dos vários associados (hotéis, restaurantes, museus, monumentos, transportes e tours, entre outros). Outras das vantagens é perceber as necessidades que são comuns a todos os associados, desde a informação a softwares específicos. “Os associados vão beneficiar de mais dados fidedignos e em tempo real do que os disponíveis atualmente. Isto permitirá tomar melhores decisões para os seus negócios”, sublinha David Bernardo.  A ideia é criar uma plataforma onde todos se conectam e com toda essa informação criar um perfil único de turista que todos alimentam e do qual todos beneficiam.

3Personalização do destino

Uma vez que todos somos diferentes, é necessário personalizar a descoberta de um destino à medida de cada um, uma vez que não existe uma Lisboa, existem milhões de Lisboas. Antes era impossível fazer este tipo de experiência porque requeria muitas pessoas e investimento. Hoje em dia já é possível graças às tecnologias disponíveis e à capacidade de analisar grandes quantidades de dados.  Esta personalização vai aumentar o nível de satisfação dos visitantes e com isso aumentam, nomeadamente, as receitas e o número de visitas. Ao gerirmos a experiência com dados reais em tempo real, diminuímos a incerteza e otimizamos custos.



Categoria: Dossier

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image