SANTORINI

12 de Junho de 2012

ROMÂNTICA E DESLUMBRANTE

 

Famosa pela paisagem, pelo vulcão e pelo pôr do sol romântico, a ilha de Santorini é considerada um dos melhores lugares para se visitor no mundo. À beira de penhascos íngremes, as suas pitorescas aldeias oferecem fantásticas vistas sobre o mar Egeu.

 

Santorini ou Santorino é um arquipélago vulcânico circular, localizado no extremo sul do grupo de ilhas gregas das Cíclades, no mar Egeu, a cerca de 200 km a sueste da cidade de Atenas. A ilha de Santorini deve o seu nome a Santa Irene, sendo assim denominada pelos venezianos. Foi anteriormente conhecida por Kallíste, que significa a mais bela, Strongýle, que faz referência à sua forma circular, ou Thera, nome ainda hoje utilizado pelos gregos. Para além da ilha principal, Santorini tem nas suas proximidades diversos ilhéus, vestígios da milenar erupção que ali se deu. O arquipélago é também conhecido por Tira. Santorini é o vulcão mais ativo do denominado Arco Egeu, sendo constituído por uma grande caldeira submersa, rodeada pelos restos dos seus flancos. A forma atual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção ocorrida há, aproximadamente, 3500 anos (cerca de 1680 a.C.) e que destroçou o território. Aquela grande erupção, que criou a atual caldeira e produziu depósitos piroclásticos com algumas centenas de metros de espessura, parece estar ligada ao colapso da Civilização Minoica na ilha de Creta, situada a 110 km ao sul de Santorini. Acredita-se que tal cataclismo tenha inspirado as posteriores lendas acerca da Atlântida, a lendária ilha ou continente submerso, onde habitam sereias e outros seres maravilhosos.

 

Um lugar a conhecer

Não há dúvida de que, pela sua extrema beleza, Santorini sempre agradou aos viajantes. Isto porque nesta ilha se descobrem locais ainda meio selvagens, onde é possível contactar de perto com um mundo quase em extinção – dizem que é aqui que se encontra a última vila realmente grega. A fama do seu pôr do sol correu o mundo, e a história de um passado marcado por cataclismos naturais, o que poderia, logo à partida, tornar esta ilha um lugar pouco apetecível, apenas lhe acrescentou uma certa aura de mistério. Com o passar do tempo, Santorini deixou de ser conhecida como o último paraíso na terra, para passer a ser explorada como um destino de luxo, onde atualmente se encontram soberbos hotéis, empoleirados nas ravinas que descem até ao mar. (…)



Categoria: Destino

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image