THE LITERARY MAN

3 de Novembro de 2017

ESPAÇO DE CULTURA

Considerado o maior hotel literário do mundo, o The Literary Man – Óbidos Hotel, que ocupa a antiga Estalagem do Convento, é um espaço de tertúlias e cultura, onde existe um denominador comum: os livros. Venha descobrir esta unidade e deixe-se encantar pelo romance e pela aventura.

 

Projeto pessoal de Marta Garcia e Telmo Faria, o The Literary Man – Óbidos Hotel é um hotel literário, único no mundo, que conta com um espólio de mais de 40 mil livros. Um edifício magnífico – da antiga Estalagem do Convento – datado de 1830 deu origem a esta unidade, que começou já a escrever a sua história no mundo da hotelaria e que resulta de um investimento superior a um milhão de euros. O hotel apresenta 31 quartos, divididos por três alas – a antiga, a das freiras e a ala superior das celas. Cada acomodação permite encontrar a história ou a contemporaneidade, sempre num ambiente mágico, cheio de conhecimento e de imaginação. Na parte antiga do convento, encontram-se os quartos 1 a 6, que apresentam tetos tradicionais de madeira “saia-camisa”, pé-direito alto e pavimento antigo, camas em ferro de casal ou twin, ecrã LCD e minibar.  É também aqui que se situam cinco suítes com mais de 25 metros quadrados e varandas. Na ala das celas das freiras, estão localizados os quartos 10 a 18, que se dividem em acomodações mais pequenas, com cerca de 14 metros quadrados, e outras maiores, com cerca de 30 metros quadrados. A decoração é de inspiração eco-chic, com destaque para o cimento afagado e para as madeiras reutilizadas. Os quartos 20 a 30 situam-se na ala superior das celas e têm decoração tradicional, com camas de ferro, minibar e LCD.

 

Espaços incontornáveis

Quase encostado às muralhas, o antigo convento está cheio de vida e espaços para descobrir e desfrutar. Na esplanada existente destacam-se os materiais reciclados – outro denominador comum em toda a unidade – que originaram novos cadeirões e mesas. De referir que todo o mobiliário é feito à mão pela equipa de colaboradores que trabalha, diariamente, na oficina que o casal Marta e Telmo comprou na vila. O bar de gins encontra-se decorado com livros de cozinha, gastronomia e vinhos e conta com uma antiga mesa de carpinteiro. Aqui é possível ler, ouvir música ou desfrutar de uma bebida em boa companhia. Num outro espaço descobre-se o restaurante, onde a comida e os livros se fundem. O espaço só serve jantares. Os pratos, de base tradicional, são apresentados através de uma carta entregue dentro de um envelope, numa alusão e homenagem à obra O Carteiro de Pablo Neruda. O The Literary Man – Óbidos Hotel apostou, recentemente, num novo conceito de degustação. Surgiu assim um espaço renovado com cozinha ao vivo no Kamado Japonês. Peixe ou carne, grelhados, fumados ou simplesmente crus, escolha de acordo com a sua preferência e observe como tudo acontece. No enorme salão, onde são servidos os pequenos-almoços, sente-se, acima de tudo, o cheiro dos livros. São milhares de exemplares que se espalham pelas prateleiras e que servem de inspiração para eventos e tertúlias. E todos estão à venda!

 

Livros e mais livros

A livraria existente na unidade apresenta uma nova oferta literária especializada tematicamente com coleções internacionais em excelentes condições – best-sellers, ilustração infantil, livros antigos, coffee-table books e coleções editoriais da Penguin Books, Pan books e Pelican Books. Este acervo corresponde atualmente a 40 mil livros. Na biblioteca figuram títulos portugueses doados ao projeto e que estão disponíveis mediante consulta no local e requisição. O acervo, atualmente com mais de três mil títulos, é dominado por livros técnicos, muito útil a universitários e académicos nas áreas de História, Filosofia, Psicologia e Sociologia. Finalmente, há que destacar os livros doados pela comunidade, com vista a financiar projetos sociais. As vendas revertem a favor de instituições de reconhecido prestígio.



Categoria: Check-in

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image